sábado, 5 de fevereiro de 2011

Breve crítica: Cisne Negro e 127 Horas


Cisne Negro - 5/5
   Com este mais recente filme de Darren Aronofsky, realizador de filmes como The Fountain, O Wrestler, Requiem For A Dream, demonstra-nos o porquê de ser o próximo "next best thing" na realização de cinema americano. Com cada filme seu surge uma nova obra-prima e este, Cisne Negro, não é excepção.
     Natalie Portman apresenta-nos uma interpretação excelente, digna de um Óscar, para o qual se encontra nomeada. Ao seu lado encontra-se um magnífico elenco secundário: Mila Kunis, a grande surpresa do filme; Vincent Cassel, competente como chefe da academia de Ballet; Barbara Hershey, assombrosa como mãe de Nina e, por fim, Winona Ryder.
    Apesar de um argumento magnífico, fiquei com a sensação de que o filme ainda poderia ir "mais além", arriscar um pouco mais. Contudo, isto não chega para estragar a minha opinião sobre esta poderosa obra cinematográfica que consegue dosear de forma magnífica vários géneros cinematográficos: drama, terror, humor negro, thriller e, em certas cenas, um pouco de série B.


127 Horas - 3/5
     Se Cisne Negro é uma obra prima, este 127 Horas é apenas uma obra mediana salva por uma excelente realização de Danny Boyle e uma boa interpretação de James Franco.
     Para aqueles que não sabem, a história deste filme é baseada num acontecimento verídico. Este factor joga a favor do filme, que caso não fosse baseado num caso real não teria tanto interesse. 
     Apesar de bons valores de produção, 127 Horas é um filme que me desiludiu devido á pouca exploração da personagem principal e de algumas das abordagens usadas pelo realizador, de modo a prolongar e tentar manter o interesse do espectador.
     James Franco, como já referi, apresenta uma boa interpretação mas não merece ganhar o Óscar. Contudo valeu-lhe o esforço e a nomeação é merecida.
     Enfim, este é um filme que na minha opinião tem sido bastante sobrevalorizado pela maioria dos críticos, mesmo apresentando cenas excelentes como a primeira parte e o final que me emocionou bastante.



Obrigado por me ter informado do erro que cometi, professora Maria Fátima

Um comentário:

  1. OLá Mário, eu gostei muito do 127 horas, até porque tinha já lido muito sobre a história deste rapaz e aquilo de facto é um acto de pura sobrevivência e o D.Boyle tb não tinha muito por onde se expandir porque queria ser fiel à história. O James Franco está irreconhecível, mudou o rosto e já não é o "James Dean" da nova geração.Está mais maduro e isso joga a favor dele.
    Quanto ao Cisne Negro fui vê-lo ontem e claro...adorei e a N.Portman deve ganhar o Óscar com toda a justiça.A Mila Kunis( a voz da sofrida Meg na série de desenhos animados Famiy Guy) está muito bem,assim como a B.H. e o VINCENT CASSEL tb.Há um erro no teu post, não é o Vincent Gallo mas sim CASSEL, o que faz toda a diferença porque eu Adoro o Vincent Cassel e acho que ele merece todos os .!LOL.
    Depois emendas.
    Jinhos
    Fátima

    ResponderExcluir