quarta-feira, 7 de julho de 2010

Recomendado - 10 filmes

Verão é para muitos sinónimo de praia. Para outros de festa. Para outros, como eu, Verão é sinónimo de cinema.
As aulas acabaram e tenho um Verão inteiro para ver uma grande diversidade de filmes. Claro que continuo a gostar da minha praia, das minhas festas, das namoradas, etc... Mas Verão é acima de tudo uma óptima oportunidade para pôr o meu espírito cinéfilo em dia.
Nesta lista, coloco filmes que a maior parte do público desconhece, grandes clássicos do cinema e/ou outros que não receberam o reconhecimento, da parte da crítica e do público, que mereciam.

1- 2:37
Seis jovens...  Uma escola... Um dia normal, como todos os outros. 
São exatamente 2h37 da tarde e um suicídio revela aos poucos o lado sombrio da suposta vida ídilica destes alunos: uma gravidez indesejada desmascara um terrível segredo; nem tudo é o que parece para o confiante jogador de futebol; um rapaz que não se encaixa na sociedade e que é sujeito, todos os dias, a provocações da parte dos seus colegas; uma linda adolescente que sofre de distúrbios alimentares; um estudante dedicado que se esforça para ganhar a aprovação dos pais. 
Quem será que tomou a terrível decisão de acabar com a própria vida? E quais serão as consequências deste seu acto?

Uma obra sensível, que levanta questões muito importantes.
Quem já sentiu na pele a angustiante sensação de não ser notado, reconhecido, compreendido? A resposta é: Todos nós!
Nós, o espectador, podemos não nos identificar com todas as personagens, mas pelo menos uma nos dirá algo.
O filme foi baseado num caso verídico, que aconteceu com o jovem (apenas 22 anos) realizador deste filme: A sua melhor amiga cometeu suícidio, após lhe enviar uma vídeo-gravação com a sua última mensagem. Após este trágico acontecimento, Murali (o realizador) tentou suicidar-se, de forma frustrada. Assim, repensou na sua vida e decidiu, como forma de terapia, escrever e realizar este filme.


2- O Apartamento 
Visto em flashback através dos diferentes pontos de vista de cada personagem, este thriller “hitchcockiano” conta a história de um jovem empresário de Chicago que acredita ter visto num café a mulher que foi o grande amor da sua vida. A mulher que simplesmente desapareceu, sem deixar rasto. Matthew decide segui-la, enquanto, a jovem ruma para casa e, assim, descobre o seu endereço. O desejo de reencontrá-la  leva-o à obsessão, deixando toda a sua vida de lado para seguir os passos daquela mulher. Um dia, ele decide invadir o apartamento dela e esperar lá. Esta sua busca, leva-o a enveredar por um perigoso caminho, pois a mulher que ele segue e com quem acaba por se envolver, não é quem ele pensa ser. Contudo,  ela sabe exactamente o que está a fazer...

Um filme bastante intrigante, cheio de reviravoltas, com uma realização magistral de Paul McGuigan e interpretações notáveis de Rose Byrne (brilhante), Diane Kruger e Josh Hartnett.
O Apartamento (Wicker Park, no original) é um remake de um filme francês "L´Apartement", e é um daqueles raros remakes que são melhores que o original.
Infelizmente, o filme foi vendido como um thriller erótico à la Atracção Fatal, deixando muita gente desiludida, e provocando uma reacção crítica negativa da parte dos críticos. Eu próprio fui ao cinema ver este filme pensando que era apenas mais um thriller feito para os adolescentes gastarem o seu dinheiro. E qual não foi a minha surpresa quando saí da sala escura do cinema (desculpem, o trocadilho) surpreendido com o filme, uma obra madura que nos fala das relações amorosas e do poder das obsessões... Um dos meus favoritos.


3- A Paixão de Shakespeare 
Um dos filmes da minha vida. Eu sei, eu sei... é uma coisa do coração, não da
razão cinematográfica. Amei este filme. 
A trama é ambientada em 1593, e conta a história de William Shakespeare, que sofre um bloqueio criativo. Will sentia falta de uma musa. Tudo muda quando Lady Viola de Lesseps entra na sua vida, com o desejo de se tornar actriz. 
Muito à frente de seu tempo, Viola quer ser actriz. Visto que nesta altura, as mulheres não  podiam representar, Viola decide mascarar-se de homem. Deste seu encontro a inspiração de Will volta e surge a "Paixão de Shakespeare".
Apesar dos seus 5 Oscars, muitos são os detractores deste filme. Eu não. Recomendo a todos aqueles que ainda não o viram. Espero que gostem tanto ou mais que eu! ;)




4- Candy
Candy é uma jovem e talentosa pintora, enquanto que Dan é um promissor poeta. Eles apaixonam-se assim que se conhecem, divindido também a dependência por heroína. De início Candy e Dan sentem viver no paraíso, mas a falta de dinheiro faz com que eles retornem à realidade. Candy torna-se prostituta, com o consentimento de Dan.
Para afirmar a sua união eles decidem casar-se, mas a dependência das drogas afecta cada vez mais a sua felicidade.
Vi este filme.. e adorei.
Heath Ledger e Abbie Cornish dão algumas das melhores interpretações que já tive o prazer de ver. Brilhante! Incrível como não receberam uma nomeação para os Oscars.
Uma chocante história de amor!



5- Uma Casa na Bruma  
É apenas um pequeno "bungalow", mas para Kathy (Connelly) é o último vestígio de esperança para sair de uma vida de dependência. Um erro burocrático faz com que Kathy seja despejada e a casa vendida a Massoud Amir (Kinglsey), um imigrante iraniano que vê na casa o realizar do sonho americano, que tenta conquistar desde que deixou o Irão com a sua família. 
Um filme muito bem conseguido por parte de Vadim Perelman, neste que foi o seu filme de estreia.
Apesar de nomeado para 3 Oscars, poucos são aqueles que conhecem este poderoso filme, que nos brinda com uma história comovente e interpretações notáveis de Jennifer Connely, Ron Eldard, Sir Ben Kingsley e Shohrej Aghdashloo.



6- Coisa Ruim
“Os realizadores levam sugestões de medo para um campo do real, de um confronto entre a lógica e a crença. E todo esse processo é feito com distinção, sem precipitações e com uma precisão analítica (...) COISA RUIM, mesmo sem querer cortar com nada no cinema português, acaba por ser um tónico significativo de ideias novas.Premiere
  “No cômputo geral, uma surpreendente primeira obra, simultaneamente ambiciosa e consciente das suas limitações, revelando uma concepção de cinema já amadurecida e capaz de lidar com zonas complicadas do humano em confronto com o desconhecido.”Mário Jorge Torres, Público
7- O Orfanato
Laura (Belén Rueda) passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e irmãs verdadeiros. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos (Fernando Cayo) e seu filho Simón (Roger Príncep), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto à medida que os contos ficam mais estranhos Laura começa a desconfiar que há algo à espreita na casa.
Um dos filme que mais me comoveu e tocou. 
Assim como o "Labirinto do Fauno", este "Orfanato" mistura de forma brilhante elementos de filmes de terror, drama e contos de fada.
Este filme toca-nos a alma, e tão cedo não irá conseguir esquecer.
  

8- Que teria acontecido a Baby Jane? 
A história contada pelo realizador Robert Aldrich: o drama de duas irmãs aprisionadas numa relação doentia e psicótica - uma envelhecida menina-prodígio do teatro de variedades, e a sua irmã, uma antiga actriz do cinema presa a uma cadeira de rodas. As estrelas que as interpretam: Bette Davis e Joan Crawford. Os desafios de concluir o filme: inúmeros. Mas o resultado, um filme arrebatador e arrepiante, repleto de sustos e reviravoltas, foi um merecido êxito. Davis conquistou a sua décima nomeação aos Óscares pela sua brilhante interpretação da grotesca Baby Jane, e o filme mereceu mais quatro nomeações, tendo ganho o Óscar para Melhor Guarda-Roupa. O Que Teria Acontecido a Baby Jane? é uma inesquecível obra-prima do macabro.




9- A Paixão de Cristo 
As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Guerrini), sua mulher, que considera Jesus um santo.                                                            


10- Poseidon
"Remake" de "O Destino do Poseidon", de 1972. A história de um cruzeiro de luxo que é atingido por uma onda gigante e dos seus sobreviventes, que precisam encontrar uma saída para continuarem vivos...
Verão não é Verão, sem os blockbusters.
Apesar de metade das vezes, não gostar dos blockbusters que estreiam, este "Poseidon" surpreendeu-me pela positiva.
São 90 minutos de puro entretenimento sem compromissos. 
Apesar das más críticas, este é um daqueles filme que adoro ver todos os Verões.
Um dos meus vários guilty pleasures.

Nenhum comentário:

Postar um comentário