domingo, 25 de julho de 2010

Que é feito de The Box?

Richard Kelly tornou-se famoso em todo o mundo, devido ao seu filme de estreia Donnie Darko (2001). A crítica rendeu-se a este filme de ficção científica e o público, aos poucos, foi descobrindo esta obra cinematográfica.
Contudo este sucesso resultou também na sua maldição.
O seu filme seguinte, Southland Tales, era um dos mais esperados. Contava com um elenco invulgar - Mandy Moore, Sarah Michelle Gellar, Dwayne Johnson ´The Rock`, Miranda Richardson, Justin Timberlake, entre outros (...) - tinha uma história intrigante sobre o fim do mundo e toda uma legião de fãs a apoiar este filme que já era considerado de culto ainda antes da sua estreia.
O filme era tão esperado que teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes em 2006, no qual concorreu para a Palma de Ouro.
O dia da estreia desta obra muito antecipada pelo público e crítica chegou. Richard Kelly, acompanhado de Sarah Michelle Gellar e Dwayne Johnson ´The Rock´, fez um discurso de abertura ao seu novo filme e seguiu-se o visionamento do mesmo.
Quando o filme acabou, um silêncio na sala fez-se notar. Segundo consta muitos foram aqueles que sairam a meio do filme e outros que assobiaram no final da projecção. Contudo o vídeo que vi no youtube mostra o elenco e o realizador do filme a ser aplaudido de pé por todos os espectadores.



Esta recepção desastrosa levou Richard Kelly a cortar 20 minutos de filme e a melhorar alguns dos efeitos especiais. Em 2007 surgiu o trailer do filme, e as expectativas voltaram a aumentar:



Em 2008 estreou nas salas de cinema, e as críticas foram mistas. Alguns apelidaram-no um dos melhores filmes de sempre, outros um dos piores de sempre. Contudo todas essas críticas tinham uma coisa em comum: a sua comparação com o filme anterior do realizador.
Tudo leva a crer que o tempo irá tratar do amadurecimento desta obra.
Em Portugal, o filme ainda não estreou. Será um medo das distribuidoras em estrear em terras de Camões, um projecto tão arriscado?
Devido à má recepção do filme por parte de muita gente, muitos foram aqueles que não se importaram com a estreia do terceiro filme deste realizador: "The Box".



Em 2009 estreou e as críticas foram negativas.  Para piorar o filme foi um grande fracasso de bilheteiras.
Contudo, alguns consideraram este filme um dos melhores desse ano e superior a Southland Tales.
Juntamente com M. Night Shyamalan - realizador do Sexto Sentido - este é um realizador que devido ao grande sucesso do seu primeiro filme, todos os seus posteriores trabalhos serão comparados à sua primeira obra. Parece moda, odiar estes dois realizadores.
Para mim Southland Tales é um filme de grande qualidade, impossível de ser comparado a Donnie Darko por serem dois filmes tão diferentes. Este "The Box" ainda não pude assistir pois não estreou, mais uma vez, em Portugal.
Várias foram as datas apontadas pela Lusomundo, contudo o filme tem sido constantemente adiado.
De momento, tem a sua estreia agendada para o mês que vem. Será desta que poderemos ver este filme? E Southland Tales, ficará para sempre inédito no nosso país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário