domingo, 25 de julho de 2010

Que é feito de The Box?

Richard Kelly tornou-se famoso em todo o mundo, devido ao seu filme de estreia Donnie Darko (2001). A crítica rendeu-se a este filme de ficção científica e o público, aos poucos, foi descobrindo esta obra cinematográfica.
Contudo este sucesso resultou também na sua maldição.
O seu filme seguinte, Southland Tales, era um dos mais esperados. Contava com um elenco invulgar - Mandy Moore, Sarah Michelle Gellar, Dwayne Johnson ´The Rock`, Miranda Richardson, Justin Timberlake, entre outros (...) - tinha uma história intrigante sobre o fim do mundo e toda uma legião de fãs a apoiar este filme que já era considerado de culto ainda antes da sua estreia.
O filme era tão esperado que teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes em 2006, no qual concorreu para a Palma de Ouro.
O dia da estreia desta obra muito antecipada pelo público e crítica chegou. Richard Kelly, acompanhado de Sarah Michelle Gellar e Dwayne Johnson ´The Rock´, fez um discurso de abertura ao seu novo filme e seguiu-se o visionamento do mesmo.
Quando o filme acabou, um silêncio na sala fez-se notar. Segundo consta muitos foram aqueles que sairam a meio do filme e outros que assobiaram no final da projecção. Contudo o vídeo que vi no youtube mostra o elenco e o realizador do filme a ser aplaudido de pé por todos os espectadores.



Esta recepção desastrosa levou Richard Kelly a cortar 20 minutos de filme e a melhorar alguns dos efeitos especiais. Em 2007 surgiu o trailer do filme, e as expectativas voltaram a aumentar:



Em 2008 estreou nas salas de cinema, e as críticas foram mistas. Alguns apelidaram-no um dos melhores filmes de sempre, outros um dos piores de sempre. Contudo todas essas críticas tinham uma coisa em comum: a sua comparação com o filme anterior do realizador.
Tudo leva a crer que o tempo irá tratar do amadurecimento desta obra.
Em Portugal, o filme ainda não estreou. Será um medo das distribuidoras em estrear em terras de Camões, um projecto tão arriscado?
Devido à má recepção do filme por parte de muita gente, muitos foram aqueles que não se importaram com a estreia do terceiro filme deste realizador: "The Box".



Em 2009 estreou e as críticas foram negativas.  Para piorar o filme foi um grande fracasso de bilheteiras.
Contudo, alguns consideraram este filme um dos melhores desse ano e superior a Southland Tales.
Juntamente com M. Night Shyamalan - realizador do Sexto Sentido - este é um realizador que devido ao grande sucesso do seu primeiro filme, todos os seus posteriores trabalhos serão comparados à sua primeira obra. Parece moda, odiar estes dois realizadores.
Para mim Southland Tales é um filme de grande qualidade, impossível de ser comparado a Donnie Darko por serem dois filmes tão diferentes. Este "The Box" ainda não pude assistir pois não estreou, mais uma vez, em Portugal.
Várias foram as datas apontadas pela Lusomundo, contudo o filme tem sido constantemente adiado.
De momento, tem a sua estreia agendada para o mês que vem. Será desta que poderemos ver este filme? E Southland Tales, ficará para sempre inédito no nosso país?

Poster: Let me In


Não fosse este filme um remake do excelente "Let The Right One In" (é necessário esta nova adaptação?); e eu já estaria a correr para as salas de cinema... Arrepiante este novo poster..
Para aqueles que ainda não conhecem a história deste filme, fica aqui um trailer e a sinopse:



‘Let me In’ conta a história de Owen, um rapaz de 12 anos.Esquálido e tímido, Owen é vítima de ‘bullying’ na escola e passa os seus serões a fantasiar com a sua vingança, enquanto brinca com uma faca no jardim do prédio onde vive. Numa dessas noites, ele conhece a pálida e andrógina Abby, uma rapariga estranha que após uma noite de convívio se prontifica a avisá-lo que eles nunca poderão ser amigos. Owen estranha, mas depressa repara nos comportamentos estranhos do pai de Abby.
Como o quarto de Abby fica parede com parede com o de Owen, eles começam a comunicar atrás de código Morse, crescendo assim uma grande paixão. Só que Owen nem imagina que Abby é… uma vampira.

Inception ....


Foi maravilhoso !!!!!
Eu esperava bom, mas não tanto... Um blockbuster que nos faz pensar.. Brilhante!

sábado, 24 de julho de 2010

Esta semana nos cinemas

Jean Dujardin interpreta o papel do "homem que dispara mais rápido do que a própria sombra": Lucky Luke. Quando se encontra em missão na cidade natal de Daisy Town, Lucky Luke vê o seu destino cruzar-se com o de Billy The Kid, Calamity Jane, Pat Poker, Jesse James e Belle. Sempre na companhia do seu fiel companheiro, Jolly Jumper....

Várias pessoas sem ligação entre si estão em situações de extremo desespero quando algo inesperado acontece que irá mudar radicalmente o rumo das suas vidas. Caberá a cada um moldar o seu destino de modo a reencontrar a felicidade. Mas há destinos que só se alcançam depois de alterar o dos outros.
O primeiro filme português a ser filmado totalmente em Hollywood, com elenco nacional e internacional.

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extracção: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos – estado em que a nossa mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara. Mas agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se. Este Verão, a tua mente é a cena do crime.
O filme mais aguardado do ano, já se encontra nas salas de cinema nacionais. Vá a correr, comprar bilhetes!

A vida de Mike (Steve Zahn) é bem pacata: ele mora e trabalha num pequeno hotel no interior do Arizona, que pertence aos seus pais. Mas o amor está prestes a pregar-lhe uma partida quando a executiva Sue Claussen (Jennifer Aniston), ex-namorada do ex-punk milionário Jango (Woody Harrelson), se hospeda no hotel para descansar entre uma viagem de negócios e outra.
Uma comédia indie, que poderá se revelar uma grande surpresa.

Black Swan

"Black Swan" é um filme realizado por Darren Aronofsky, que conta a história de uma bailarina (Natalie Portman) que não consegue distinguir se a sua maior rival é real ou apenas uma criação da sua mente.
Este filme irá abrir o Festival de Veneza, um dos mais reputados festivais de cinema.
Apesar de pouco se saber acerca deste filme, muitos são aqueles que já o consideram um dos principais candidatos aos Óscars.
Todas estas dúvidas serão tiradas muito brevemente...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pessoa morre durante "Twilight: Eclipse"


Nos EUA ao que parece, um homem faleceu enquanto via o mais recente filme da saga Crepúsculo: Eclipse.
Estranho é que as pessoas sairam das salas após o filme acabar, e nem repararam no homem, que segundo consta, já se encontrava morto. Será que pensaram que tinha adormecido?
Foi uma das funcionárias, que limpam as salas após o filme acabar, que encontrou o corpo do homem.
Bizarro!!
Será que os vampiros existem???

Esta semana nos cinemas

Shrek é agora um pai de família “domesticado”. Em vez de assustar aldeões, Shrek dá autógrafos. O que terá acontecido ao seu famoso rugido? Saudoso dos dias em que se sentia um Ogre de verdade, Shrek é levado a assinar um pacto com o eloquente e sorrateiro duende Rumplestiltskin e subitamente vê-se numa versão alternativa e deturpada do reino de Far, Far Away, onde Ogres são caçados, Rumplestiltskin é rei e ele e Fiona nunca sequer se conheceram. Agora Shrek precisa desfazer tudo o que fez se quiser salvar os amigos, restaurar o seu mundo e recuperar o seu amor.


Serei o único que já perdeu o interesse nos filmes do ogre mais famoso do cinema?
Serei o único que já criou um ódio ao 3D?



Contraluz


O novo filme de Fernando Fragata (Sorte Nula) é o filme português mais esperado do ano, por diversas razões:

* Primeiro filme português filmado em Hollywood;
* O secretismo da história;
* O secretismo do género cinematográfico em que se insere; será drama? será ficção cientifica? será suspense?
* Joaquim de Almeida;
*As imagens que se deixam ver no trailer, que nos deixam a salivar (desculpem a expressão) por mais.

A sua estreia está agendada para dia 22 de Julho (mesma data de Inception).
Tentem advinhar para onde vou nesse dia??

Deixo-vos o trailer:


E o videoclip dos Santos e Pecadores feito para este filme:

Emmy 2010 - Nomeados

A vermelho seguem-se as minhas escolhas para aqueles que devem ser os vencedores. E vocês? Quem acham que deve ganhar?

Melhor Série de Drama Breaking Bad (AMC)
True Blood (HBO)
Dexter (Showtime)
Mad Men (AMC)
Lost (ABC)
The Good Wife (CBS)

Melhor Série de Comédia
Glee (FOX)
Modern Family (ABC)
30 Rock (NBC)
Curb Your Enthusiasm (HBO)
The Office (NBC)
Nurse Jackie (Showtime)

Melhor Actor Principal Num Drama
Bryan Cranston (Breaking Bad)
Michael C. Hall (Dexter)
Jon Hamm (Mad Men)
Hugh Laurie (House)
Kyle Chandler (Friday Night Lights)
Matthew Fox (Lost)

Melhor Actriz Principal Num Drama
Glenn Close (Damages)
Mariska Hargitay (Law & Order: SVU)
January Jones (Mad Men)
Connie Britton (Friday Night Lights)
Kyra Sedgwick (The Closer)
Julianna Margulies (The Good Wife)

Melhor Actor Principal Numa Comédia
Steve Carell (The Office)
Alec Baldwin (30 Rock)
Larry David (Curb Your Enthusiasm)
Tony Shalhoub (Monk)
Jim Parsons (The Big Bang Theory)
Matthew Morrison (Glee)

Melhor Actriz Principal Numa Comédia
Toni Collette (United States of Tara)
Edie Falco (Nurse Jackie)
Tina Fey (30 Rock)
Amy Poehler (Parks and Recreation)
Lea Michele (Glee)
Julia Louis-Dreyfus (New Adventures of Old Christine)

Melhor Actor Secundário Num Drama
Terry O’Quinn (Lost)
Michael Emerson (Lost)
Andre Braugher (Men of a Certain Age)
Aaron Paul (Breaking Bad)
Martin Short (Damages)
John Slattery (Mad Men)

Melhor Actriz Secundária Num Drama
Rose Byrne (Damages)
Christina Hendricks (Mad Men)
Sharon Gless (Burn Notice)
Archie Panjabi (The Good Wife)
Elisabeth Moss (Mad Men)
Christine Baranski (The Good Wife)

Melhor Actor Secundário Numa Comédia
Jon Cryer (Two and a Half Men)
Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother)
Chris Colfer (Glee)
Ty Burrell (Modern Family)
Eric Stonestreet (Modern Family)
Jesse Tyler Fergunson (Modern Family)

Melhor Actriz Secundária Numa Comédia
Julie Bowen (Modern Family)
Sofia Vergara (Modern Family)
Jane Lynch (Glee)
Jane Krakowski (30 Rock)
Holland Taylor (Two and a Half Men)
Kristen Wiig (Saturday Night Live)

Melhor TeleFilme
Endgame
Georgia O’Keeffe
Moonshot
The Special Relationship
Temple Grandin
You Don’t Know Jack

Melhor Mini-Série
The Pacific (HBO)
Return To Cranford (PBS)

Melhor Actor Numa Mini-Série ou TeleFilme
Jeff Bridges (A Dog Year)
Ian McKellen (The Prisoner)
Michael Sheen (The Special Relationship)
Dennis Quaid (The Special Relationship)
Al Pacino (You Don’t Know Jack)

Melhor Actriz Numa Mini-Série ou TeleFilme Maggie Smith (Capturing Mary)
Joan Allen (Georgia O’Keeffe)
Dame Judi Dench (Return To Cranford)
Hope Davis (The Special Relationship)
Claire Danes (Temple Grandin)

Melhor Actor Secundário numa Mini-Série ou TeleFilme

Michael Gambon (Emma)
Patrick Stewart (Hamlet)
Jonathan Pryce (Return To Cranford)
David Strathairn (Temple Grandin)
John Goodman (You Don’t Know Jack)

Melhor Actriz Secundária Numa Mini-Série ou TeleFilme
Kathy Bates (Alice)
Julia Ormond (Temple Grandin)
Catherine O’Hara (Temple Grandin)
Brenda Vaccaro (You Don’t Know Jack)
Susan Sarandon (You Don’t Know Jack)

Inception: Contagem decrescente

Faltam treze dias..

Atrocidade do ano: "Vampires Suck"



Seriously?? Preciso mesmo de comentar?

Filme que quero ver: "Welcome to the Rileys"



Recomendo este filme porque:
* James Gandolfini, num papel diferente de Tony Soprano;
* Kristen Stewart a demonstrar que é uma das mais talentosas actrizes do momento:
* Melissa Leo, uma das actrizes mais subvalorizadas da actualidade;
* Uma história cliché, mas comovente;
* Uma recepção positiva em Sundance.

Precisa de mais motivos??

quinta-feira, 8 de julho de 2010

10 filme para ver este Verão nos cinemas

10- Dia e Noite

Um agente secreto (Cruise) encontra-se com uma bela e jovem mulher (Diaz) num avião. A química entre estes dois é inegável, contudo o trabalho de agente secreto parece não o abandonar. Sem querer, ele acaba por sugá-la numa trepidante viagem carregada de acção com o objectivo de proteger a fonte de energia de um aparelho ultra-poderoso. 




9- É muito rock, meu!

Uma produtora à beira de uma crise, precisa de trazer um famoso e irreverente cantor de Rock até ao "Greek Theater" para conseguir sobreviver. Encarregue disso fica um dos funcionários da empresa, que dispõe de apenas 72 horas.




8- Letters To Juliet

Uma jovem americana de féris em Verona, Itália, encontra cartas de amor antigas para uma tal de Juliet, que nunca chegaram a ter resposta. Agora, a curiosidade vai levá-la a responder ao seu remetente desencadeando assim uma série de acontecimentos que farão da sua vida uma extraordinaria historia em busca do amor.
Admito que uma das razões para recomendar este filme é Amanda Seyfried, uma das minhas recentes paixonetas.




7- Going the Distance







Erin (Drew Barrymore) é uma jovem bem humorada que conquista o recém-solteiro Garrett (Justin Long). O relacionamento deveria ser mais um amor de Verão, mas quando ambos têm de voltar para casa um dilema se inicia. Como manter à distância uma relacionamento que parecia não ter futuro e acabou por se transformar numa grande paixão?




6- Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole 

Soren (Jim Sturgess) é uma coruja raptada por outras corujas maléficas que fazem lavagens cerebrais e que transformam todas as corujas em soldados. No entanto, Soren consegue escapar com alguns amigos e juntos tentam lutar contra os seus inimigos.




5- Saga Twilight: Eclipse

Bella (Kristen Stewart) volta a estar no centro do perigo quando Seattle é devastada por uma série de mortes misteriosas e um vampiro rancoroso continua a persegui-la em busca de vingança. É neste cenário que Bella terá de escolher entre o amor por Edward (Robert Pattinson) e a amizade com Jacob (Taylor Lautner) – sabendo que a sua decisão irá inflamar a eterna batalha entre vampiros e lobisomens. Com a aproximação do dia da sua graduação, Bella é confrontada com a decisão mais importante da sua vida.


4- Comer Orar Amar

Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deseja – um marido, uma casa, uma carreira bem sucedida. Mas ainda sim, como muitas outras pessoas, sente-se perdida, confusa e em busca do que realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert saí da sua zona de conforto, arriscando tudo para mudar de vida, embarcando numa jornada à volta do mundo que se transforma numa procura por auto-conhecimento. Nas suas viagens descobre o verdadeiro prazer da gastronomia em Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar prova que existe mais de uma maneira de levar a vida e de viajar pelo mundo.


3- Ela é demais para mim!

Kirk, um tipo vulgar, mal consegue acreditar na sua sorte. Preso a um emprego monótono e sem futuro como segurança no aeroporto, e contra todas as probabilidades, Molly, uma bem sucedida e extraordinariamente bonita miúda, apaixona-se por ele. Kirk fica estupefacto. Bem como os seus amigos, a sua família e até mesmo a sua ex-namorada. Agora ele tem de descobrir uma forma de fazer a sua relação funcionar, mesmo que ele próprio seja o primeiro a admitir que ela é, mesmo, demais para ele...
Até agora, a melhor comédia do ano.


2- Toy Story 3

Os criadores dos filmes "Toy Story" reabrem a caixa de brinquedos e trazem de volta aos espectadores o mundo encantador de Woody, Buzz e do gangue de personagens favoritas em Toy Story 3.







1- A Origem 

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extracção: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos – estado em que a nossa mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara. Mas agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se. Este Verão, a tua mente é a cena do crime.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Recomendado - 10 filmes

Verão é para muitos sinónimo de praia. Para outros de festa. Para outros, como eu, Verão é sinónimo de cinema.
As aulas acabaram e tenho um Verão inteiro para ver uma grande diversidade de filmes. Claro que continuo a gostar da minha praia, das minhas festas, das namoradas, etc... Mas Verão é acima de tudo uma óptima oportunidade para pôr o meu espírito cinéfilo em dia.
Nesta lista, coloco filmes que a maior parte do público desconhece, grandes clássicos do cinema e/ou outros que não receberam o reconhecimento, da parte da crítica e do público, que mereciam.

1- 2:37
Seis jovens...  Uma escola... Um dia normal, como todos os outros. 
São exatamente 2h37 da tarde e um suicídio revela aos poucos o lado sombrio da suposta vida ídilica destes alunos: uma gravidez indesejada desmascara um terrível segredo; nem tudo é o que parece para o confiante jogador de futebol; um rapaz que não se encaixa na sociedade e que é sujeito, todos os dias, a provocações da parte dos seus colegas; uma linda adolescente que sofre de distúrbios alimentares; um estudante dedicado que se esforça para ganhar a aprovação dos pais. 
Quem será que tomou a terrível decisão de acabar com a própria vida? E quais serão as consequências deste seu acto?

Uma obra sensível, que levanta questões muito importantes.
Quem já sentiu na pele a angustiante sensação de não ser notado, reconhecido, compreendido? A resposta é: Todos nós!
Nós, o espectador, podemos não nos identificar com todas as personagens, mas pelo menos uma nos dirá algo.
O filme foi baseado num caso verídico, que aconteceu com o jovem (apenas 22 anos) realizador deste filme: A sua melhor amiga cometeu suícidio, após lhe enviar uma vídeo-gravação com a sua última mensagem. Após este trágico acontecimento, Murali (o realizador) tentou suicidar-se, de forma frustrada. Assim, repensou na sua vida e decidiu, como forma de terapia, escrever e realizar este filme.


2- O Apartamento 
Visto em flashback através dos diferentes pontos de vista de cada personagem, este thriller “hitchcockiano” conta a história de um jovem empresário de Chicago que acredita ter visto num café a mulher que foi o grande amor da sua vida. A mulher que simplesmente desapareceu, sem deixar rasto. Matthew decide segui-la, enquanto, a jovem ruma para casa e, assim, descobre o seu endereço. O desejo de reencontrá-la  leva-o à obsessão, deixando toda a sua vida de lado para seguir os passos daquela mulher. Um dia, ele decide invadir o apartamento dela e esperar lá. Esta sua busca, leva-o a enveredar por um perigoso caminho, pois a mulher que ele segue e com quem acaba por se envolver, não é quem ele pensa ser. Contudo,  ela sabe exactamente o que está a fazer...

Um filme bastante intrigante, cheio de reviravoltas, com uma realização magistral de Paul McGuigan e interpretações notáveis de Rose Byrne (brilhante), Diane Kruger e Josh Hartnett.
O Apartamento (Wicker Park, no original) é um remake de um filme francês "L´Apartement", e é um daqueles raros remakes que são melhores que o original.
Infelizmente, o filme foi vendido como um thriller erótico à la Atracção Fatal, deixando muita gente desiludida, e provocando uma reacção crítica negativa da parte dos críticos. Eu próprio fui ao cinema ver este filme pensando que era apenas mais um thriller feito para os adolescentes gastarem o seu dinheiro. E qual não foi a minha surpresa quando saí da sala escura do cinema (desculpem, o trocadilho) surpreendido com o filme, uma obra madura que nos fala das relações amorosas e do poder das obsessões... Um dos meus favoritos.


3- A Paixão de Shakespeare 
Um dos filmes da minha vida. Eu sei, eu sei... é uma coisa do coração, não da
razão cinematográfica. Amei este filme. 
A trama é ambientada em 1593, e conta a história de William Shakespeare, que sofre um bloqueio criativo. Will sentia falta de uma musa. Tudo muda quando Lady Viola de Lesseps entra na sua vida, com o desejo de se tornar actriz. 
Muito à frente de seu tempo, Viola quer ser actriz. Visto que nesta altura, as mulheres não  podiam representar, Viola decide mascarar-se de homem. Deste seu encontro a inspiração de Will volta e surge a "Paixão de Shakespeare".
Apesar dos seus 5 Oscars, muitos são os detractores deste filme. Eu não. Recomendo a todos aqueles que ainda não o viram. Espero que gostem tanto ou mais que eu! ;)




4- Candy
Candy é uma jovem e talentosa pintora, enquanto que Dan é um promissor poeta. Eles apaixonam-se assim que se conhecem, divindido também a dependência por heroína. De início Candy e Dan sentem viver no paraíso, mas a falta de dinheiro faz com que eles retornem à realidade. Candy torna-se prostituta, com o consentimento de Dan.
Para afirmar a sua união eles decidem casar-se, mas a dependência das drogas afecta cada vez mais a sua felicidade.
Vi este filme.. e adorei.
Heath Ledger e Abbie Cornish dão algumas das melhores interpretações que já tive o prazer de ver. Brilhante! Incrível como não receberam uma nomeação para os Oscars.
Uma chocante história de amor!



5- Uma Casa na Bruma  
É apenas um pequeno "bungalow", mas para Kathy (Connelly) é o último vestígio de esperança para sair de uma vida de dependência. Um erro burocrático faz com que Kathy seja despejada e a casa vendida a Massoud Amir (Kinglsey), um imigrante iraniano que vê na casa o realizar do sonho americano, que tenta conquistar desde que deixou o Irão com a sua família. 
Um filme muito bem conseguido por parte de Vadim Perelman, neste que foi o seu filme de estreia.
Apesar de nomeado para 3 Oscars, poucos são aqueles que conhecem este poderoso filme, que nos brinda com uma história comovente e interpretações notáveis de Jennifer Connely, Ron Eldard, Sir Ben Kingsley e Shohrej Aghdashloo.



6- Coisa Ruim
“Os realizadores levam sugestões de medo para um campo do real, de um confronto entre a lógica e a crença. E todo esse processo é feito com distinção, sem precipitações e com uma precisão analítica (...) COISA RUIM, mesmo sem querer cortar com nada no cinema português, acaba por ser um tónico significativo de ideias novas.Premiere
  “No cômputo geral, uma surpreendente primeira obra, simultaneamente ambiciosa e consciente das suas limitações, revelando uma concepção de cinema já amadurecida e capaz de lidar com zonas complicadas do humano em confronto com o desconhecido.”Mário Jorge Torres, Público
7- O Orfanato
Laura (Belén Rueda) passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e irmãs verdadeiros. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos (Fernando Cayo) e seu filho Simón (Roger Príncep), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto à medida que os contos ficam mais estranhos Laura começa a desconfiar que há algo à espreita na casa.
Um dos filme que mais me comoveu e tocou. 
Assim como o "Labirinto do Fauno", este "Orfanato" mistura de forma brilhante elementos de filmes de terror, drama e contos de fada.
Este filme toca-nos a alma, e tão cedo não irá conseguir esquecer.
  

8- Que teria acontecido a Baby Jane? 
A história contada pelo realizador Robert Aldrich: o drama de duas irmãs aprisionadas numa relação doentia e psicótica - uma envelhecida menina-prodígio do teatro de variedades, e a sua irmã, uma antiga actriz do cinema presa a uma cadeira de rodas. As estrelas que as interpretam: Bette Davis e Joan Crawford. Os desafios de concluir o filme: inúmeros. Mas o resultado, um filme arrebatador e arrepiante, repleto de sustos e reviravoltas, foi um merecido êxito. Davis conquistou a sua décima nomeação aos Óscares pela sua brilhante interpretação da grotesca Baby Jane, e o filme mereceu mais quatro nomeações, tendo ganho o Óscar para Melhor Guarda-Roupa. O Que Teria Acontecido a Baby Jane? é uma inesquecível obra-prima do macabro.




9- A Paixão de Cristo 
As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Guerrini), sua mulher, que considera Jesus um santo.                                                            


10- Poseidon
"Remake" de "O Destino do Poseidon", de 1972. A história de um cruzeiro de luxo que é atingido por uma onda gigante e dos seus sobreviventes, que precisam encontrar uma saída para continuarem vivos...
Verão não é Verão, sem os blockbusters.
Apesar de metade das vezes, não gostar dos blockbusters que estreiam, este "Poseidon" surpreendeu-me pela positiva.
São 90 minutos de puro entretenimento sem compromissos. 
Apesar das más críticas, este é um daqueles filme que adoro ver todos os Verões.
Um dos meus vários guilty pleasures.