quarta-feira, 31 de março de 2010

Esta semana nos cinemas

Numa pequena cidade do Kansas, o abastecimento de água é misteriosamente contaminado, deixando os seus habitantes infectados. A quarentena imposta pelas autoridades governamentais, não vai ter como único propósito a cura dos habitantes.

Depois de ter testemunhado uma execução no meio do deserto do Nevada, em Las Vegas, Elizabeth (Emmanuelle Vaugier) é marcada para morrer. O objectivo é eliminá-la antes que possa depor contra o mafioso Jimmy Dolan (Christian Slater), líder de um grupo organizado de tráfico de mulheres. Quando, apesar da protecção do FBI, Elizabeth é encontrada morta, o seu marido Robinson (Wes Bentley), com a vida devastada, toma a vingança como a sua única razão de viver. Após compreender que as vias legais nada podem contra o poder de Dolan, Robinson passa meses a estudar todos os movimentos do gang até conseguir infiltrar-se, transformando-se, a pouco e pouco, em alguém que ele nunca julgaria possível: um carrasco frio e calculista que levará o seu plano até às últimas consequências. Realizado por Jeff Beesleys, é uma adaptação de um conto de Stephen Kings sobre um homem cuja existência se prende apenas a uma incontrolável sede de justiça e vingança.

Clyde Shelton (GERARD BUTLER) é um cidadão exemplar que vê a sua mulher e filha serem brutalmente assassinadas durante uma invasão a sua casa. Quando os assassinos são detidos, Nick Rice (JAMIE FOXX), um jovem procurador de Filadélfia bem sucedido, é chamado para participar. Apesar dos seus protestos, Nick é forçado pelo seu chefe a oferecer a um dos suspeitos uma sentença leve em troca de um testemunho contra o seu cúmplice. 10 anos depois. O homem que se safou da acusação de homicídio é encontrado morto e Clyde Shelton admite friamente que é o culpado. Em seguida faz um aviso a Nick: ou compõe o sistema de justiça que falhou com a sua família, ou as pessoas importantes do processo morrerão. Shelton avança com as suas ameaças, orquestrando a partir da sua cela, na prisão, um fio de impressionantes e diabólicos assassínios que não podem ser previstos ou prevenidos. Filadélfia está dominada pelo medo à medida que os alvos de Shelton são mortos uns a seguir aos outros e as autoridades não têm poder para acabar com esta onda de terror. Apenas Nick poderá parar esta matança, e para tal, terá de ser mais astuto que este brilhante sociopata, num crucial concurso de vontades em que o menor descuido significa a morte. Com a sua própria família na mira de Shelton, Nick vê-se numa corrida exasperante contra o tempo, enfrentando um adversário mortal que parece estar sempre um passo à sua frente.

Quando Burt e Verona descobrem que vão ter um bebé, entram em pânico. Eles odeiam a pequena cidade onde vivem, e agora os pais de Burt estão de partida para Bruxelas, deixando-os sem qualquer tipo de apoio. Então decidem fazer-se à estrada em busca de um lugar para viver, criar raízes e construir uma família. Pelo caminho eles visitam uma data de velhos amigos ou familiares, porém ou se deparam com famílias excêntricas, ou casais histéricos, ou então com gente extremamente inspiradora, transformando esta viagem numa experiência de partir o coração, cheia de graça e que ao mesmo tempo os encaminha para o mais inesperado lugar para viver e perceberem que afinal só precisam um do outro para construir algo muito valioso.

Os 15 filmes mais vistos em Portugal nas salas de cinema


15) 2012
14) Harry Potter e o Cálice de Fogo
13) Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
12) O Panda do Kung Fu
11) Piratas das Caraíbas 2: O Cofre do Homem Morto
10) A Idade do Gelo 3
9) Ratatui
8) Madagáscar
7) A Paixão de Cristo
6) O Código Da Vinci
5) Shrek 2
4) Madagáscar 2
3) Shrek 3
2) Mamma Mia
1) Avatar

Retrospectiva:
* A grande surpresa desta lista é a presença do badalado "A Paixão de Cristo" no sétimo lugar;
* Entre os 15 filmes, 7 são sequelas;
* O género mais abundante nesta lista é a animação;
* "A Paixão de Cristo" é o único filme da lista interdito a menores (entrada proibida a menores de 18 anos);
* "Batman: O Cavaleiro das Trevas" não se encontra na lista, apesar de ser um dos filmes mais vistos de sempre, na maior parte dos países;

Filme obrigatório


"Tudo o Que Perdemos" é um drama de 2007 realizado por Susanne Bier e protagonizado por Halle Berry e Benicio Del Toro, e conta a historia de Audrey Burke, uma jovem mulher, cuja vida é despedaçada pela inesperada morte do seu marido. Em sofrimento, ela vira-se para o melhor amigo deste, Jerry Sunborne (Del Toro), um antigo advogado apanhado numa espiral de droga e azar. Juntos, eles esforçam-se por colocar as suas vidas em ordem.

Recomendo este filme devido à força das interpretações de todo o elenco, ao argumento escrito maravilhosamente por Allan Loeb e à realização de Susanne Bier que consegue captar com a sua câmara momentos de rara beleza no cinema.

The Human Centipede

"The Human Centipede" é um filme de terror chocante que conta a historia de um cientista alemão que resolve fazer uma experiência macabra, juntando três pessoas, uma com a boca no ânus da outra, ligando assim seus sistemas gástricos.
Este filme tem dividido críticos de todo o mundo, contudo tem ganho diversos prémios em festivais de cinema de terror.

Apesar de ainda não ter visto este "The Human Centipede", já tive a possibilidade de ler o argumento do mesmo e digo-vos, caros leitores, que estou "sadicamente" desejoso de ver como certas passagens do argumento irão passar para a tela grande.
AVISO SPOILERS
Numa das cenas mais nojentas e chocantes do argumento e, provavelmente do filme, uma das personagens é obrigada a (e desculpem a expressão) cagar, enquanto outra personagem tem a boca colocada no seu ânus.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Angelina Jolie, Bruxa eu?


A Disney já encontrou a actriz perfeita para desempenhar o papel de bruxa no filme "Maleficent", uma nova versão da historia "A Bela Adormecida", contada do ponto de vista da bruxa .
O realizador que está a caminho de dirigir o projecto é Tim Burton, que fez com a Disney o recente «Alice no País das Maravilhas».

Espaço Trailer: "She´s Out Of My League"

Filme a ver: " Peacock "

domingo, 28 de março de 2010

"Battlefield Earth", Desculpas do Argumentista

O filme protagonizado por John Travolta, "Battlefield Earth", foi considerado um dos piores filmes de sempre e recentemente ganhou o Framboesa de Ouro de "Pior Filme da Década".  Agora, o argumentista do mesmo, JD Shapiro, finalmente falou desta atrocidade cinematografica e pediu desculpas a todos aqueles que odiaram o filme... que não são poucos, como se pode ver:

"Let me start by apologizing to anyone who went to see 'Battlefield Earth.' It wasn't as I intended — promise. No one sets out to make a train wreck. Actually, comparing it to a train wreck isn't really fair to train wrecks, because people actually want to watch those.

I researched Scientology before signing on to the movie, to make sure I wasn't making anything that would indoctrinate people. ... At dinner, John [Travolta] said again how much he loved the script and called it 'The Schindler's List of sci-fi.'

My script was very, VERY different than what ended up on the screen. My screenplay was darker, grittier and had a very compelling story with rich characters. What my screenplay didn't have was slow motion at every turn, Dutch tilts, campy dialogue, aliens in KISS boots, and everyone wearing Bob Marley wigs.

I refused to incorporate the notes into the script and was fired.

I HAVE no idea why they wanted to go in this new direction, but here's what I heard from someone in John's camp: Out of all the books L. Ron wrote, this was the one the church founder wanted most to become a movie. He wrote extensive notes on how the movie should be made.

The only time I saw the movie was at the premiere, which was one too many times. Once it was decided that I would share a writing credit, I wanted to use my pseudonym, Sir Nick Knack. I was told I couldn't do that, because if a writer gets paid over a certain amount of money, they can't. I could have taken my name completely off the movie, but my agent and attorney talked me out of it. There was a lot of money at stake.

Now, looking back at the movie with fresh eyes, I can't help but be strangely proud of it. Because out of all the sucky movies, mine is the suckiest.
"

quinta-feira, 25 de março de 2010

"Como Treinares o Teu Dragão" passa-se num mundo cheio de Vikings musculados e dragões selvagens. Um adolescente esquelético e desajeitado, filho de Viking, decide matar um dragão para se tornar um herói, provando o seu valor à tribo e ao pai. Mas quando ele se torna amigo do dragão o seu mundo vira-se de cabeça para baixo.

  
“Estão Todos Bem” de GIUSEPPE TORNATORE, segue um viúvo (ROBERT DE NIRO) que embarca numa viagem improvisada, para voltar a estar próximo de cada um dos seus filhos, já adultos, apenas para descobrir que as suas vidas estão longe de serem perfeitas.
Baseado no best-seller de Nicholas Sparks, autor de “As Palavras que Nunca te Direi” e “O Diário da Nossa Paixão”, “Juntos ao Luar” é um inesquecível conto de amor e sacrifício. Savannah Curtis (Amanda Seyfried) encontra-se de férias escolares quando conhece John Tyree (Channing Tatum), um soldado de regresso a casa em licença. Para o jovem, é praticamente amor à primeira vista. Durante os sete longos anos que se seguem, as cartas de amor enviadas por Savannah foram das poucas coisas que o fizeram continuar, mas essa carinhosa e sentida correspondência irá levar a consequências que nem John nem o seu amor poderiam alguma vez ter previsto.

Dr. Parnassus está amaldiçoado. Ele leva o seu teatro ambulante de cidade em cidade oferecendo magia e ilusão, juntamente com a sua filha e os seus ajudantes. Mas a maldição que paira sobre o teatro está cada vez mais próxima.

 
Lisbeth Salander é uma mulher procurada. Dois jornalistas da Millennium, prestes a revelar a verdade sobre o comércio sexual na Suécia, são brutalmente assassinados e as impressões digitais de Lisbeth estão na arma do crime. O seu historial de comportamento imprevisível e vingativo fazem dela um perigo para a sociedade – mas ninguém a consegue localizar. No entretanto, Mikael Blomkvist, editor-chefe da revista, não quer acreditar no que ouve nas notícias. Conhecendo Lisbeth e sabendo que quando ameaçada se torna perigosa, ele está desesperado por chegar até ela antes que se veja acossada e só. À medida que vai, por sua conta e risco, colocando as peças do puzzle em ordem, Lisbeth dá de caras com um grupo de criminosos, que inclui o chamado ‘gigante loiro’ – uma terrível personagem aparentemente imune à dor. Escavando mais fundo, Blomkvist descobre também alguns factos verdadeiramente devastadores sobre a vida de Lisbeth. Internada numa instituição psiquiátrica aos 12 anos, declarada incapacitada em termos legais aos 18, esta jovem desesperada é tão simplesmente o produto de um sistema corrupto e injusto. Mas Lisbeth é mais um anjo vingador do que uma vítima indefesa – atingindo todos os que a magoam com uma tremenda fúria justiceira.

 
Michael Oher, um teenager sem abrigo que sobrevive como pode, é avistado na rua por Leigh Anne Tuohy. Esta, reconhecendo-o como colega de escola da sua filha, insiste para que ele saia do frio, dado que é pleno Inverno e Michael está de calções e t-shirt. Sem hesitar, Leigh convida-o a passar a noite na sua casa. O que começou como um gesto de ternura, tornou-se em algo mais, quando Michael passou a fazer parte da família Tuohy. Vivendo neste novo ambiente, o rapaz encontra desafios completamentes diferentes daqueles que tinha. À medida que o tempo foi passando, Michael começou a descobrir o seu potencial (não só como jogador de Futebol Americano), e a sua presença no seio dos Tuohy levou-os a descobrirem um pouco mais sobre eles próprios.

domingo, 21 de março de 2010

Crítica: "Nas Nuvens" directed by Jason Reitman

"Nas Nuvens" era ainda antes da sua estreia nos cinemas internacionais, e sobretudo devido ao seu percurso em festivais de cinema, um dos favoritos aos Óscares de 2010.
Contudo este estatuto foi abalado, quando estrearam filmes como "Avatar", "Precious" e "The Hurt Locker", que começaram a ser considerados os derradeiros favoritos a ganhar os principais prémios de cinema.
Esta situação verificou-se quando "Nas Nuvens", que estava nomeado para 6 Óscares, foi (juntamente com Avatar) o grande perdedor da noite dos Óscares.
Que se terá passado para o filme sair de mãos vazias na noite mais importante do cinema americano?

 
O filme conta a história de Ryan Bingham (George Clonney), um bem sucedido consultor em recursos humanos, especializado em outplacement, que na verdade não passa de eufemismo para "despedidor" profissional. 
O serviço prestado pela sua empresa consiste em evitar que os patrões tenham de levar a cabo a desagradável tarefa de demitir trabalhadores. Ryan é um dos que têm por missão dar aos funcionários as más notícias e lidar com as suas acesas reacções, que vão da fúria e insulto à auto-comiseração.
Ao contrário do que se poderia supor, Ryan adora o que faz. O seu quotidiano é passado a viajar pelos Estados Unidos a despedir pessoas em série, algo que aprendeu a fazer com especial habilidade. Gosta de viver entre os espaços anónimos e impessoais de aeroportos e quartos de hotel. Dá mesmo palestras sobre a sua estranha filosofia, que consiste em ter uma vida o mais desprendida possível, tanto de pessoas como de lugares.

Tudo lhe corre de feição, até que, ironia das ironias, uma nova e ambiciosa funcionária da sua empresa, Natalie (Anna Kendrick), consegue ultrapassá-lo na sua falta de escrúpulos e levar mais longe o esquema dos despedimentos.
Através de webcams será possível despedir pessoas nos mais diversos pontos dos Estados Unidos a partir da sede da empresa. O esquema maquiavélico permitirá poupar milhões, o que infelizmente também significa para Ryan ter de "arrumar as malas".
A empresa considera contudo que antes do despedimento online ser implementado, o sistema tem de ser aperfeiçoado e para tal incumbe Ryan de levar Natalie consigo nas suas viagens, a fim de observar e aprender.
Nesta sua viagem, Ryan conhece uma jovem mulher (Vera Farmiga) que aos poucos o faz voltar a apaixonar-se e a examinar a vida.

Jason Reitman é um grande realizador e isto nota-se neste filme que, mesmo não sendo superior a "Juno" (filme do mesmo realizador), apresenta-nos cenas do melhor que se pode fazer em cinema.
Os actores estão todos muito acima da média, principalmente Vera Farmiga, a verdadeira estrela do filme, que nos apresenta uma excelente interpretação, e que nos mostra o porquê de ser uma das melhores actrizes actuais do cinema.
George Clonney apresenta outra grande actuação, nada que já não estejamos habituados a ver neste  grande actor.
Anna Kendrick não merecia a nomeação ao Óscar, pois, apesar de fazer muito bem o seu papel, nota-se em algumas cenas, como quando desata a chorar no aeroporto, a sua imaturidade. No entanto, esta jovem actriz não deixa de ser um nome a ter em conta no futuro.

"Nas Nuvens" é um feel-good movie, daqueles que nos fazem sair da sala de cinema com um sorriso estampado no rosto, ainda que não seja uma comédia, mas sim um drama com alguns toques de humor.
No geral, é uma obra competente, que mesmo não merecendo todas as nomeações que teve, apresenta-nos uma grande mensagem e fala-nos de uma situação cada vez mais actual no nosso mundo.

Nota Final: 7/10

sábado, 20 de março de 2010

Grandes cenas de filmes: "Veronika Decide Morrer"

Deixo aqui duas cenas deste grande filme que me emocionaram bastante e que, espero, consigam obter o mesmo resultado nos leitores deste meu blog.
Aviso: Para quem ainda não viu o filme, estas cenas entregam um pouco do enredo do mesmo.
"Veronika Decide Morrer"


Cena inicial/ de abertura !


Cena da redescoberta do prazer !


A revolta de Veronika !

Sandra Bullock, Desgraça

A infidelidade de Jesse James deixou de estar no domínio dos rumores.
O marido de Sandra Bullock, através de um comunicado de imprensa, divulgado pela People, pediu desculpa à actriz e aos filhos pela infidelidade.
«A grande maioria das denúncias são falsas, mas está claro que só há um culpado disto tudo e essa pessoa sou. Mereço todo o mal que seja provocado por essa falta de juízo. Isto provocou muita dor e agora quem está a sofrer é a minha mulher e os meus filhos. Sinto-me muito triste por tudo e estou muito arrependido por toda a dor que lhes causei. Espero que um dia me consigam perdoar», confessou o marido de Sandra Bullock.
Recorde-se que a modelo Michelle McGee veio a público dizer que ter tido um caso de 11 meses com o apresentador, facto que terá motivado a saída de casa da actriz, recentemente premiada com um Óscar.

Espaço Trailer: "Harry Brown" & "Pesadelo em Elm Street 2010"



quinta-feira, 18 de março de 2010

Esta semana nos cinemas

Thomas Craven é um veterano da Brigada de Homicídios da Polícia de Boston, e pai solteiro. Quando Emma, a sua única filha, de 24 anos, é assassinada na sua casa, toda a gente assume que era ele o alvo a abater. Mas Thomas rapidamente suspeita do contrário, embarcando na missão de descobrir a vida secreta da sua filha e porque foi morta. A sua investigação leva-o ao perigoso mundo do crime. E a um sombrio operacional do governo, Darius Jedburgh, que foi mandado para apagar as pistas. A solitária busca de respostas de Craven em relação à morte da filha transforma-se numa odisseia de descoberta emocional e de redenção.

Tyler é um jovem rebelde de Nova Iorque que tem uma relação tensa com o pai desde que uma tragédia separou a família. Tyler não acredita que alguém possa compreender o que ele passou, até ao dia em que conhece Ally. O amor era a última coisa que lhe passava pela cabeça mas, à medida que a influência de Ally lhe cicatriza as feridas e o inspira, Tylor começa a apaixonar-se por ela. Através desse amor, Tyler vai encontrar a felicidade e o sentido para a vida. Mas depressa alguns segredos serão revelados e as circunstâncias que os juntaram, ameaçam, lentamente, afastá-los um do outro.

O Capitão Solomon Kane é uma máquina mortal do séc XVI, brutalmente eficiente. Armado com pistolas, alfange e florete, ele e os seus homens dão vazão à sua sede de sangue ao lutarem por Inglaterra guerra após guerra, em todos os continentes. A partir de certa altura, um a um, os homens de Kane são colhidos por criaturas demoníacas, até que resta apenas ele próprio para enfrentar a "Ceifeira do Demónio". Embora Kane consiga escapar com vida, ele está ciente que terá de se redimir renunciando à violência e dedicando-se totalmente a uma vida de paz e pureza. A sua da espiritualidade, é, no entanto, rapidamente submetida ao derradeiro teste quando Kane inicia a sua viagem através de uma Inglaterra assolada por diabólicos salteadores controlados por um terrível Senhor feudal mascarado. Após fracassar na sua tentativa de travar o brutal massacre dos Crowthorns, uma família Puritana com a qual havia travado amizade, Kane jura encontrar e libertar a sua filha aprisionada, Meredith - ainda que isto signifique a perdição da sua alma pela recuperação dos seus talentos como assassino por uma causa superior.

domingo, 14 de março de 2010

O futuro do cinema Português?


"CONTRALUZ"
é um filme português, realizado por Fernando Fragata (Sorte Nula), e protagonizado por Joaquim de Almeida.
Apesar de já se encontrar disponível o poster e o trailer do filme, não existem grandes informações acerca do seu enredo.
No entanto, uma coisa tenho a certeza, este filme ainda vai dar, e muito, que falar.

" Daqui a 100 anos a população actual do mundo estará morta. Os nossos familiares. Os nossos amigos. Os nossos filhos. Tu e eu. 7 mil milhões de seres humanos desaparecerão para sempre. Todos caminhamos em direcção à luz. Até lá… Vive em Contraluz. "



sexta-feira, 12 de março de 2010

Filme a ver: "Legend Of The Guardians 3D"

O melhor poster de sempre

O poster do Oscarizado "Silence Of The Lambs" foi considerado um dos melhores de sempre.
Qual a vossa opinião?

Curiosidades cinematográficas

  1. O Filme de maior duração da história.
    Tem um título que explica tudo: "Tratamento contra a insónia", dura 87 horas, isto é, mais de 3 dias e meio. O filme consistia numa única sequência, na qual se via o poeta Lee Groban a ler uma composição de 3.400 páginas. O filme apenas foi exibido duas vezes e nunca foi visto, por ninguém, ate ao fim.
  2.  O filme com mais palavrões.
    "Scarface, A força do poder" (1983 - Brian De Palma), remake do filme de 1932 realizado por Howard Hughes, é o filme com mais palavrões, um total de 203, dando uma média de um palavrão a cada 29 segundos. Ainda se lembram da frase "Fuck you, son of a bitch"?
  3. Bruce Lee foi o único actor com "clones".
    A estrela das artes marciais conseguiu protagonizar 4 filmes depois da sua morte. Duas das maiores produtoras de Hong Kong rodaram dezenas de filmes protagonizados pelos clones do actor. Alguns lembravam o famoso lutador, mas outros nem sequer o mencionavam.

quinta-feira, 11 de março de 2010

«Alice no País das Maravilhas», Recorde

O filme «Alice no País das Maravilhas» que estreou na passada quinta-feira, já bateu o recorde de público nas salas de cinema portuguesas.
O filme de Tim Burton teve até ao momento o melhor fim-de-semana de abertura de 2010 em Portugal com cerca de 134.976 espectadores.
Com receitas de bilheteira de 825.970 euros, o filme destaca-se e consegue em Portugal vários recordes: o lugar de melhor fim-de-semana de abertura, de sempre, de um filme de Tim Burton; o lugar de melhor fim-de-semana de abertura, de sempre, de um filme com Johnny Depp; e a melhor abertura, de sempre, de um filme da Walt Disney (fim-de-semana).
Segundo nos informa a distribuidora Zon Multimédia, «Alice no País das Maravilhas» ultrapassou ainda o fim-de-semana de abertura de «Avatar» (que teve a sua estreia a 17 de Dezembro e obteve um Gross Box Office de 735.819 euros de e 128.949 espectadores).
Apesar deste sucesso nas bilheteiras, o filme não tem recebido criticas muito calorosas da parte dos críticos.

Espaço Trailer: "The Twilight Saga: Eclipse"


Filme obrigatório

Uma meditação acerca do verdadeiro significado da vida.
Uma obra dotada de grande complexidade filosófica.
Um dos melhores filmes de sempre.
Darren Aronofsky é um génio.
Visualmente estonteante!

Tudo isto pode ser visto no grande filme "The Fountain".

Esta semana nos cinemas

Humberto enforcou-se. Catarina, Paulo e Victor querem que a empresa onde Humberto trabalhava reconheça a sua responsabilidade na morte dele. Raptam o director da empresa num gesto desesperado e vão. Quem é Humberto? Que empresa é aquela? Por que caminhos nos leva ele, depois de morto?

Cidades vazias, estradas cortadas, tudo à volta são marcas de uma destruição catastrófica. Sem civilização e leis, as estradas pertencem a gangs de assassinos que matam em troca de sapatos, água, ou simplesmente por prazer. Eli, guerreiro por necessidade, apenas procura paz, mas quem se atravessar no seu caminho para o atacar rapidamente vai perceber o erro que cometeu. Ele protege não a sua vida, mas a esperança de um futuro melhor; uma esperança que ele carrega e guarda há 30 anos. No entanto, há outra pessoa que compreende o poder que Eli tem, Carnegie, e está determinada a ficar com esse poder. Mas ninguém vai conseguir parar Eli. Ele tem de manter o seu caminho para conseguir dar um futuro à Humanidade.


Baseado no best seller de Alice Sebold e aclamado pela critica, "Visto Do Céu", chega agora ao grande ecrã pela mão do realizador Peter Jackson, vencedor já de três Oscares. A história centra-se na vida de uma adolescente que, depois de morta, observa a sua família e o seu assassino a partir do céu. E é a partir daqui que ela vai ter que equilibrar o seu desejo de vingança com a vontade de ver a sua família novamente feliz.

terça-feira, 9 de março de 2010

Vencedores dos Óscares de 2010

Melhor Filme
Estado de Guerra

Melhor Actor
Jeff Bridges - Crazy Heart

Melhor Actriz
Sandra Bullock - The Blind Side

Melhor Realizador
Kathryn Bigelow - The Hurt Locker

Melhor Filme Estrangeiro
El Secreto de Sus Ojos, Argentina

Actor Secundário
Christoph Waltz, Sacanas Sem Lei

Actriz Secundária
Mo'Nique, Precious

Argumento Original
Mark Boal, Estado de Guerra

Argumento Adaptado
Geoffrey Fletcher, Precious

Filme de Animação
Up, Pete Docter

Direcção Artística
Avatar

Melhor Guarda-Roupa
The Young Victoria

Melhor Maquilhagem
Star Trek

Melhor Cinematografia
Avatar

Melhor Documentário
The Cove

Efeitos Visuais
Avatar

Edição de Som
Estado de Guerra

Mistura de Som
Estado de Guerra

Edição de Filme
Estado de Guerra

Banda-sonora Original
Up

Canção Original
The Weary Kind, Crazy Heart

domingo, 7 de março de 2010

Independent Spirit Awards 2010 - Vencedores


Melhor Filme
Precious

Melhor Actriz Principal
Gabourey Sidibe (Precious)

Melhor Actor Principal
Jeff Bridges (Crazy Heart)

Melhor Actriz Secundária
Mo'Nique (Precious)

Melhor Actor Secundário
Woody Harrelson (The Messenger)

Melhor Realizador
Lee Daniels (Precious)

Melhor Argumento
500 Days of Summer

Melhor Primeiro Argumento
Precious

Melhor Fotografia
A Serious Man

Melhor Primeiro Filme
Crazy Heart

Melhor Filme Estrangeiro
An Education

Melhor Documentário
Anvil! The Story of Anvil

John Cassavetes Award
Humpday

Truer Then Fiction Award
45365

Someone to Watch Award
Kyle Patrick Alvares por Easier With Practice

Melhor Produtor
Karin Chien por Santa Mesa e The Exploding Girl

Robert Altman Award
A Serious Man

Vencedores do Fantasporto

Melhor Filme
Heartless de Philip Ridley

Prémio Especial do Júri
Deliver Us From Evil de Ole Bornedal

Melhor Realizador
Philip Ridley por Heartless

Melhor Actor
Jim Sturgess por Heartless

Melhor Actriz
Neve McIntosh por Salvage

Melhor Argumento
La Horde

Melhores Efeitos Especiais
La Horde

Melhor Curta-Metragem
La Carte de Stefan le Lay

Menção Especial
Valhalla Rising de Nicholas Winding Refn
Embargo de António Ferreira

Semana dos Realizadores – Melhor Filme
Fish Tank de Andrea Arnold

Semana dos Realizadores – Melhor Realizador
Pater Sparrow por 1

Semana dos Realizadores – Melhor Actor
Zóltan Mucsi por 1

Semana dos Realizadores – Melhor Actriz
Elena Anaya por Hierro

Semana dos Realizadores – Prémio Especial
Ward nº6 de Karen Shakhnazarov

Semana dos Realizadores – Melhor Argumento
Fish Tank

Prémio Orient Express – Melhor Filme
Thirst de Chan Wook-Park

Prémio Orient Express – Prémio Especial
A Frozen Flower de Yoo Há

Prémio da Crítica
T.M.A. de Juraj Herz

Prémio do Público
Solomon Kane de Michael J. Basset

Prémio de Carreira
Samuel Hadida (Produtor)
Colin Arthur (Efeitos Especiais)
Luís Galvão Teles (Director)

Prémio Inspiração
First Squad de Yoshiaru Ashino

Assim foi... Fevereiro

 
Sem surpresas Avatar foi nomeado para 9 Óscares, dos quais "Melhor Filme", "Melhor Realizador" e "Melhores Efeitos Especiais".
Será que conseguirá ganhar os 9 Óscares, para os quais está nomeado? Será uma tarefa difícil, visto que concorre com outros grandes filmes, como Estado de Guerra, Sacanas Sem Lei,  Precious e Nas Nuvens.

Uma das grandes surpresas dos Óscares de 2010, foi a nomeação de Penélope Cruz na categoria de Melhor Actriz Secundária.

Apesar de uma boa interpretação a sua nomeação deveria ter sido atribuída a Marion Cottilard que foi, na minha opinião, juntamente com Daniel Day Lewis, a grande estrela do filme.

Contudo, é de louvar que Penelope Cruz tenha sido a única actriz do grande elenco de Nine a ser nomeada.

 
O sucesso que tem sido a incursão de Martin Scorsese no mundo sobrenatural.
Muitos têm sido aqueles que dizem que a interpretação de Leonardo DiCaprio, a realização de Martin e o próprio filme merecem uma nomeação aos Óscares do próximo ano.

 
O fracasso, a nível crítico, de Valentine´s Day, que muitos têm apelidado de sério candidato a ganhar algumas "Framboesas de Ouro" no ano que vem.
Apesar de um elenco de luxo, este filme não conseguiu convencer a crítica.
No entanto, e devido ao seu percurso impressionante nas bilheteiras, a sua sequela já está agendada e terá o nome "New Years Eve".

 
O grande choque nas nomeações aos Óscares de 2010, deverá ir certamente para o filme The Blind Side que devido à interpretação de Sandra Bullock, conseguiu uma nomeação para "Melhor Filme".
Pessoalmente não gostei do filme, e não achei a interpretação de Bullock "brilhante",como muitos têm dito, daí o meu grande choque em ver este filme nomeado para esta categoria (Melhor Filme).


Vencedores dos Razzies (Framboesas de Ouro)


Apesar de ser uma das favoritas a ganhar o Óscar de Melhor Actriz, nada deteve os membros dos Razzie Awards de lhe atribuir o prémio de Pior Actriz, pela sua interpretação no filme All About Steve.
Se Bullock receber o Óscar de Melhor Actriz, será a primeira a ganhar tanto o "Homem Amarelo" como a "Framboesa de Ouro", na mesma semana.
Transformers: Revenge of the Fallen ganhou, sem surpresas, o prémio de Pior Filme, Pior Realizador e Pior Argumento.

Pior Filme
*All About Steve
*G.I. Joe: The Rise of Cobra
*Land of the Lost
*Old Dogs
*Transformers: Revenge of the Fallen


Pior Actor
*Jonas Brothers por "Jonas Brothers: The 3-D Concert Experience"
*Will Ferrell por "Land of the Lost"
*Steve Martin por "Pink Panther 2"
*Eddie Murphy por "Imagine That"
*John Travolta por "Old Dogs"


Pior Actriz
*Beyonce por "Obsessed"
*Sandra Bullock por "All About Steve"
*Myley Cyrus por "Hannah Montana: The Movie"
*Megan Fox por "Jennifer’s Body" and "Transformers: Revenge of the Fallen"
*Sarah Jessica Parker por "Did You Hear About the Morgans?"


Pior Casal No Grande Ecrã
*Jonas Brothers por "The Jonas Brothers 3-D Concert Experience"
*Sandra Bullock e Bradley Cooper, "All About Steve"
*Will Ferrell e Qualquer Co-Estrela ou Criatura por "Land of the Lost"
*Shia Lebouf e Megan Fox ou Qualquer Transformer por "Transformers: Revenge of the Fallen"
*Kristin Stewart e Robert Pattinson ou Taylor Lautner por "Twilight Saga: New Moon"

Pior Actor Secundário
*Billy Ray Cyrus por “Hannah Montana: The Movie”
*Hugh Hefner por “Miss March”
*Robert Pattinson por “Twilight Saga: New Moon”
*Jorma Taccone por “Land of the Lost”
*Marlon Wayans por “G.I. Joe – The Rise Of Cobra”


Pior Actriz Secundária
*Candice Bergen por “Bride Wars”
*Ali Larter por “Obsessed”
*Sienna Miller por “G.I. Joe”
*Kelly Preston por ”Old Dogs”
*Julie White por “Transformers: Revenge Of The Fallens”


Pior Remake / Rip-Off ou Sequela
*G.I. Joe: The Rise of Cobra
*Land of the Lost
*Pink Panther 2
*Transformers: Revenge of the Fallen
*Twilight Saga: New Moon


Pior Realizador
*Michael Bay por “Transformers”
*Walt Becker por “Old Dogs”
*Brad Silberling por “Land of the Lost”
*Stephen Sommers por “G.I. Joe – The Rise Of Cobra”
*Phil Traill por “All About Steve”


Pior Argumento
*All About Steve
*G.I. Joe: The Rise of Cobra
*Land of the Lost
*Transformers: Revenge Of The Fallen
*Twilight Saga: New Moon

Pior Fime da Década
*Battlefield Earth (2000)
*Freddy Got Fingered (2001)
*Gigli (2003)
*I Know Who Killed Me (2007)
*Swept Away (2002)


Pior Actor Da Década
*Ben Affleck
*Eddie Murphy
*Mike Myers
*Rob Schneider
*John Travolta

Pior Actriz da Década
*Mariah Carey
*Paris Hilton
*Lindsay Lohan
*Jennifer Lopez
*Madonna

quinta-feira, 4 de março de 2010

Esta semana nos cinemas

 
Alice No País Das Maravilhas é uma abordagem mágica e imaginativa de uma das mais amadas histórias de todos os tempos. Johnny Depp surge como o Chapeleiro Louco e Mia Wasikowska como Alice de 19 anos de idade, que regressa ao excêntrico mundo que encontrou pela primeira vez quando era criança, reunindo-se assim com os seus amigos de infância: o Coelho Branco, Tweedledee e Tweedledum, a Ratazana, a Lagarta, o Gato Cheshire, e claro, o Chapeleiro Louco. Alice embarca numa fantástica viagem para encontrar o seu verdadeiro destino e acabar com o reino de terror da Rainha Vermelha.


Jane (Meryl Streep), mãe de três filhos já crescidos, proprietária de um restaurante em Santa Barbara, tem – após uma década de divórcio – uma relação amigável com o seu ex-marido, o advogado Jake (Alec Baldwin). Mas quando Jane e Jake se encontram fora da cidade, por ocasião da cerimónia de final de curso do seu filho, as coisas começam a complicar-se. Uma inocente refeição a dois transforma-se no inimaginável – um caso. Com Jake casado com a bem mais jovem Agness (Lake Bell), Jane é agora – quem poderia imaginar?! – a outra mulher. Apanhado no meio do renovado romance está Adam (Steve Martin), um arquitecto contratado para remodelar a cozinha de Jane. Ele próprio em recuperação de um sofrido divórcio, apaixona-se por Jane, mas rapidamente se apercebe que faz parte de um triângulo amoroso. Devem Jane e Jake prosseguir com as suas vidas ou é o amor de facto mais belo numa segunda oportunidade? Certo, certo é que Amar… É Complicado!

Espaço Trailer: "After.Life"



Um thriller, protagonizado por Liam Neeson e Christina Ricci, que fala acerca do que acontece depois da nossa morte. Nesta versão mórbida temos um período entre a morte e o enterro que serve de "purgatório" para pensarmos no que fizemos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Filme a ver: "Kick Ass"

O sucesso de Shutter Island

 
O recente filme do realizador Martin Scorsese, "Shutter Island", tem feito um excelente percurso quer a nível crítico quer a nível de bilheteira.
"Shutter Island" encontra-se no primeiro lugar do box-office desde o dia da sua estreia, conseguindo colocar "Avatar" no quarto lugar.
A nível crítico a incursão do realizador de "Taxi Driver" no mundo do sobrenatural, tem-lhe rendido excelentes críticas, com muitos a apelidarem este filme como um dos melhores deste grande realizador.
Será que temos aqui um dos primeiros filmes que irão dar que falar no Óscares de 2011?