domingo, 28 de fevereiro de 2010

Qual o melhor filme da década (2009- 2009)?

Outro desejo meu seria saber a opinião dos leitores deste meu pequeno blog, sobre quais foram para vocês os 10 melhores filmes da década.
No final, irei fazer a lista das vossas opiniões e anunciarei a minha lista pessoal perante os filmes que considero que foram os melhores da década.
Obrigado, e espero que todos participem!

Quem merecem ser os vencedores?



Como todos sabem, os Óscares de 2010 irão se realizar dia 7 de Março. No entanto, antes da atribuição dos prémios, gostaria de saber quais as vossas (leitores do meu blog) preferências e previsões perante a atribuição dos homens amarelos.
No final irei fazer uma comparação dos verdadeiros vencedores com as vossas escolhas e as vossas previsões.
Para poderem realizar o meu pedido, basta escreverem na zona dos comentários o vosso gosto pessoal e a vossa intuição perante os nomeados aos principais prémios de cinema americanos.
Obrigado!

Melhor Filme
Avatar
The Blind Side
District 9
An Education
The Hurt Locker
Sacanas Sem Lei
Precious
A Serious Man
Up
Nas Nuvens

Actor Principal
Jeff Bridges - Crazy Heart
George Clooney - Nas Nuvens
Colin Firth - A Single Man
Morgan Freeman - Invictus
Jeremy Renner - The Hurt Locker

Actor Secundário
Matt Damon - Invictus
Woody Harrelson - The Messenger
Christopher Plummer - The Last Station
Stanley Tucci - The Lovely Bones
Christoph Waltz - Sacanas Sem Lei

Actriz Principal

Sandra Bullock - The Blind Side
Helen Mirren - The Last Station
Carey Mulligan - An Education
Gabourey Sidibe - Precious
Meryl Streep - Julie & Julia

Actriz Secundária
Penélope Cruz - Nine
Vera Farmiga - Nas Nuvens
Maggie Gyllenhaal - Crazy Heart
Anna Kendrick - Nas Nuvens
Mo'Nique - Precious

Filme de Animação
Coraline
Fantastic Mr. Fox
A Princesa e o Sapo
The Secret of Kells
Up

Melhor Realizador
James Cameron - Avatar
Kathryn Bigelow - The Hurt Locker
Quentin Tarantino - Sacanas Sem Lei
Lee Daniels - Precious
Jason Reitman - Nas Nuvens

Filme Estrangeiro
Ajami - Israel
El Secreto de Sus Ojos - Argentina
The Milk of Sorrow - Peru
Un Prophète - França
The White Ribbon / O Laço Branco - Alemanha

Melhor Banda Sonora
Avatar
Fantastic Mr. Fox
The Hurt Locker
Sherlock Holmes
Up

Melhor Canção
"Almost There", Randy Newman - A Princesa e o Sapo
"Down In New Orleans", Randy Newman - A Princesa e o Sapo
"Loin de Paname", Paris 36
"Take It All", Nine
"The Weary Kind", Crazy Heart

Melhor Argumento Adaptado
District 9
An Education
In The Loop
Precious
Nas Nuvens

Melhor Argumento Original

The Hurt Locker
Sacanas Sem Lei
The Messenger
A Serious Man
Up

(Estes apenas são os nomeados nas principais categorias)

"The Hurt Locker", Polémica

Nicholas Chartier, um dos produtores do filme "The Hurt Locker", mandou um email aos membros votantes da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas dos Estados Unidos da América, no qual dizia o seguinte: "Espero que todos vocês estejam bem. Eu apenas escrevo para dizer que espero que vocês tenham gostado de ”The Hurt Locker” e, caso tenham e queiram que nós vençamos, por favor digam (não precisam de se identificar), e contem para os seus outros amigos votantes aos Óscares. Se todos repararem que gostaram do nosso filme, seremos os vencedores, em vez de um filme de 500 Milhões de Dólares. Precisamos que produções independentes saião vitoriosas. Eu acredito que”The Hurt Locker” é o melhor filme de 2010 e, se você também acha isso, ajude-nos!”
Após a divulgação pública do conteúdo do email, Nicholas Chartier  fez um pedido de desculpas oficial, juntamente com a produtora do filme, a Summit Entertainment.
Veremos se este "pedido polémico" fará os votantes da Academia repensar melhor acerca da atribuição do Óscar de Melhor Filme a esta obra que tem sido aclamada pela crítica e público.

César Awards 2010 - Os grandes Vencedores


Melhor Filme Francês
Un Prophète de Jacques Audiard

Melhor Realizador
Jacques Audiard por Un Prophète

Melhor Actriz
Isabelle Adjani por La Journée de la Jupe

Melhor Actor
Tahar Rahim por Un Prophète

Melhor Actriz Secundária
Emannuelle Devos por A L´Origine

Melhor Actor Secundário
Niels Arestrup por Un Prophète

Melhor Esperança Feminina
Mélanie Thierry por Le Dernier Pour la Route

Melhor Esperança Masculina
Tahar Rahim por Un Prophète

Melhor Filme Estrangeiro
Gran Torino de Clint Eastwood

Melhor Primeiro Filme
Les Beaux Gosses de Riad Sattouf

Melhor Argumento Original
Un Prophète

Melhor Argumento Adaptado
Mademoiselle Chambon

Melhor Música
Armand Amar (Le Concert)

Melhor Curta-Metragem
C'est Gratuit Pour Les Filles de Claire Burger e Maria Amachoukeli

Melhor Fotografia
Stéphane Fontaine por Un Prophète

Melhor Cenografia
Michel Barthélémy por Un Prophète

Melhor SomLe Concert

Melhores Figurino
Catherine Leterrier por Coco avant Chanel

Melhor Montagem
Juliette Welfling por Un Prophète

Melhor Documentário
L'enfer d'Henri-Georges Clouzot de Serge Bromberg e Ruxanda Medrea

César Honorário
Harrison Ford

Um fenómeno chamado Glee.

Glee é uma série americana que combina de uma maneira impressionante comédia, musical e drama.
A história desta série, que tem conquistado os corações de milhares de fãs, gira à volta de um professor que decide criar um clube na escola em que lecciona, no qual os alunos podem mostrar os seus dotes musicais, cantando algumas das músicas mais populares de sempre. Entre esses alunos encontram-se Rachel, uma rapariga muito talentosa; Kurt, um jovem gay; Quinn, a chefe da claque da escola; entre outros.
A fórmula do sucesso desta série que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Comédia este ano, é a maneira como consegue juntar um grupo de  personagens com problemas semelhantes ao comum dos mortais, mas que no entanto possuem talentos muito raros e próprios, e, claro, os números musicais e o humor inteligente que fazem com que Glee se encontre num patamar superior a todas as outras séries do mesmo género.
Recomendo vivamente e sem restrições.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Que é feito deles?

Alguém ainda hoje se lembra de Thora Birch, que em  1999 surpreendeu críticos de todo o mundo com a sua brilhante interpretação no, ganhador do Óscar de Melhor Filme nesse mesmo ano, Beleza Americana? Que foi feito dessa jovem actriz que muitos apelidaram de uma promessa futura no mundo do cinema?
Em Hollywood existem milhares de actores que após alguns minutos de fama, desaparecem do mapa do cinema, muitas das vezes pela fraca oferta de papéis de qualidade, outras por problemas com drogas, álcool, etc.. Sendo assim, deixo aqui uma lista de todos esses actores que, infelizmente, desapareceram/ ou abandoram futuras e promissoras carreiras.

 
Lindsay Lohan atingiu fama imediata com o filme da Disney "The Parent Trap" (Mãe Para Mim, Pai Para Ti) no qual fazia um papel duplo, duas irmãs gémeas, e que lhe rendeu diversos aplausos da crítica.
Seguiram-se outros sucessos tanto de crítica como de bilheteira, como "Freaky Friday" e "Mean Girls".
No entanto, Lindsay Lohan passou a ser vista frequentemente em festas, nas quais consumia droga e bebia álcool em doses excessivas e, por várias vezes, foi presa.
Em 2006 entrou no último filme de Robert Altman "A Prairie Home Companion" junto a grandes astros como Meryl Streep e Tommy Lee Jones, e no filme "Bobby", no qual contracenou novamente com grandes actores como Anthony Hopkins, Sharon Stone, Demi Moore, entre outros.
Enquanto realizava o filme "Georgia Rule", a produtora do mesmo, Morgan Creek, mandou-lhe uma carta a criticá-la pela sua falta de profissionalismo, pois chegava atrasada às filmagens e não trazia as suas falas decoradas. Após terminadas as filmagens, Lindsay Lohan entrou no filme de terror "I Know Who Killed Me" que foi um fracasso tanto a nível crítico como de bilheteira, sendo que ganhou 8 Framboesas de Ouro no ano de 2007 (prémio atribuídos ao pior que se faz no cinema).
Após este seu fracasso, Lohan desapareceu do mapa cinematográfico, fazendo apenas pequenas participações na série "Betty Feia", e só agora, em pleno 2010, é que foi resgatada pelo realizador Robert Rodriguez (realizador de Sin City) que a contratou para desempenhar um papel secundário num dos filmes mais esperados deste ano, "Machete".
Será que 2010 será o ano do ressurgimento desta jovem actriz que em tempos provou ter tanto talento?


 
Haley Joel Osment surpreendeu toda a gente com o seu papel no filme "O Sexto Sentido" no qual contracenava com Bruce Willis e Toni Collette, e que lhe rendeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Actor Secundário. 
Após essa sua brilhante interpretação, Haley voltou a conquistar tanto público como crítica com a sua interpretação no filme de Steven Spielberg "Artificial Intelligence". 
Avizinhava-se um futuro risonho para este pequeno-grande actor.
Em 2007, sofreu um acidente de carro, do qual saiu a cambalear em evidente estado de embriaguez e com uma costela partida. O alcoolímetro deu positivo e foi encontrada marijuana no seu carro. Após este acidente inscreveu-se numa clínica para reabilitação.
Profissionalmente, foi fazendo vozes para videojogos e entrou em pequenos filmes independentes (Home Of The Giants). 
Como projectos futuros tem o filme independente "Montana Amazon".
Espera-se que consiga encontrar um projecto interessante o suficiente, que o faça voltar ao sucesso que em tempos conquistou. 
Macaulay Culkin foi o protagonista do filme de 1990 "Home Alone" (Sozinho em Casa), que lhe garantiu fama internacional. Seguiu-se a sua sequela em 1992, que se intitulou "Home Alone 2" e o filme "My Girl" (O Meu Primeiro Beijo) que também alcançou um grande sucesso a todos os níveis.
Em 1993, explorou o seu lado maldoso, no thriller psicológico "O Bom Filho" no qual fazia o papel de uma criança psicopata.
Em 1994 protagonizou o filme "O Riquinho" que resultou num grande fracasso a nível crítico, valendo-lhe uma nomeação aos Framboesas de Ouro.
O ponto de viragem para os maus caminhos, surgiu quando veio a público a sua grande amizade com astro da pop, Michael Jackson. Cedo começaram a surgir os boatos de que Michael abusava sexualmente de Macaulay Culkin.
De 1994 a 2003, não rodou nenhum filme, no entanto, organizou festas selvagens no seu apartamento, conseguindo gastar 2000 dólares, por noite, em strippers.
Em 2003 fez o filme "Party Monster" que foi um fracasso de bilheteira, mas que é, hoje em dia, considerado um filme de culto.
Em 2004 foi preso por posse de marijuana.
Após toda esta polémica, experimentou o cinema mais independente (Saved- Quem nos Acode?, Sex and Breakfast).

 
A já aqui referida, Thora Birch teve o seu primeiro grande papel no filme "Patriot Games" no qual fazia de filha de Harrison Ford. 
Em 1995, entrou na comédia para toda a famíla "Now and Then" no qual fazia o papel de uma jovem Melanie Griffith.
Contudo o sucesso a nível crítico viria em 1999 com o filme "Beleza Americana", pelo qual ganhou diversos prémios.
Em 2000 entrou no enorme fracasso "Dungeons & Dragons" e no filme de terror "O Buraco do Medo".
Em 2001 voltou ao sucesso crítico com o filme indie "Ghost World" baseado numa banda desenhada. O seu desempenho neste filme voltou a render-lhe diversos prémios, e muitos apelidaram a sua performance, como uma das melhores desse ano.
Embora não tenha desaparecido no mundo do cinema, Thora Birch tem feito, desde 2001, apenas dramas de baixo orçamento ou filmes de terror de qualidade duvidosa - "Dark Corners", "Train", "Deadline",no qual contracena com a recentemente falecida Brittany Murphy.
Para estrear em 2010, tem 4 dramas, sendo que o único que desperta alguma atenção é o remake do filme "Bonny & Clyde" que será protagonizado por Hilary Duff e Kevin Zegers.

Linda Blair será para sempre recordada pelo seu desempenho no filme "O Exorcista" pelo qual foi nomeada para um Óscar. 
O filme chocou todos aqueles que o assistiram, sendo prova disso, as ameaças e perseguições a que Linda foi sujeita após a estreia desse clássico de terror. O filme, teve uma sequela, "O Exorcista - O Herege", que ao contrário do primeiro, fracassou.
Depois de todo o sucesso que obteve com "O Exorcista", a carreira de Linda foi abaixo, devido ao seu envolvimento com drogas e bebidas alcoólicas. Frequentemente, aparecia nua em revistas masculinas.

Na década de 1990, decidiu abandonar as drogas e tentar, de novo, uma chance em Hollywood. No entanto, nunca mais voltou a obter a fama, que ganhou em 1974.

Em 1997, fez uma participação no filme de Wes Craven "Scream" e em 2006 apareceu num episódio da série "Sobrenatural".

Crítica: "O Ar Que Respiramos" directed by Jieho Lee

Desde que o cinema existe, que certas obras, aquando da sua estreia, não recebem os aplausos e o reconhecimento devido, mas que com o passar dos anos, acabam por se assumir como grandes objectos de culto. A exemplo disso, temos o filme Blade Runner, que apenas foi considerado o melhor filme de ficção-científica de sempre e foi aclamado pelos críticos de todo o mundo, muitos anos após a sua estreia nos cinemas e na caixinha pequena que mudou o mundo.
Ao que parece, O Ar Que Respiramos irá pelo mesmo caminho, sugerindo que será o tempo que se encarregará do amadurecimento deste importante filme.

O Ar Que Respiramos marca a estreia na realização de Jieho Lee, que nos traz um exemplo extremamente interessante de cinema mosaico, baseado num antigo provérbio chinês que diz que a vida é constituída essencialmente por quatro pilares emocionais interligados: Felicidade (Forest Whitaker), Prazer (Brendan Fraser), Tristeza (Sarah Michelle Gellar) e Amor (Kevin Bacon).
Ao longo do filme, estas quatro personagens vão entrando em colisão, acabando por modificar a vida uns dos outros.

Como realizador estreante, Jieho Lee mostra-se bastante hábil na arte de manejar a câmara, sendo que consegue captar momentos muito belos, como por exemplo, na cena em que a personagem de Sarah Michelle Gellar se encontra no telhado do hospital, e na cena que encerra esta interessante parábola.
No entanto, e como já é habitual numa obra de estreia, Jieho Lee tomou decisões muito arriscadas, e nem sempre conseguiu sair bem sucedido, fazendo com que muitas das vezes as personagens pareçam meras "marionetas" do destino. Isto claro, também foi culpa do argumentista Bob DeRosa.

O elenco é o grande chamariz deste filme independente, sendo que Brendan Fraser e Sarah Michelle Gellar (Prazer e Tristeza respectivamente) são as grandes estrelas, pois demonstram-se muito seguros nas sua interpretações e protagonizam as melhores cenas do filme. Isto verifica-se, não só pelo brilhantismo das suas interpretações, mas também, porque foram as personagens mais aprofundadas pelo argumento. 
Andy Garcia apresenta, como sempre, uma interpretação fascinante, sendo que neste filme faz o papel de um chefe do crime denominado Dedos. Kevin Bacon e Forest Whitaker (Amor e Felicidade) passam um pouco despercebidos, pois as suas personagens, apesar de fazerem parte do núcleo central desta obra, são pouco exploradas, contudo não deixam de apresentar boas interpretações. 
Emile Hirsch, Julie Delpy e Clark Gregg finalizam em grande este elenco de luxo.

Apesar de algumas falhas, é de louvar que Jieho Lee e Bob DeRosa tenham conseguido reunir um elenco tão chamativo e de tamanha qualidade, e que tenham escrito um argumento tão belo e complexo, cheio de significados filosóficos.
No final tem-se um filme, que mesmo não sendo superior a outros filmes-mosaico, como Magnolia e Colisão, contém ingredientes suficientes para garantir um visionamento da parte do espectador.

Nota Final: 8/ 10

Kirsten Dunst, "Turning Japanese"



Palavras para quê?
P.S - A música fica mesmo no ouvido.

Anthony Hopkins, Scream King?

Anthony Hopkins (Silêncio dos Inocentes) será o protagonista do thriller de terror, "The Rite", que será dirigido por Mikael Hafstrom. O filme é uma adaptação dum livro escrito por Matt Baglio, que por sua vez, foi baseado em factos verídicos.
O "eterno Hannibal" fará o papel de um sacerdote católico, especialista em exorcismos, cujos métodos não tradicionais serão a solução que um estudante procura para derrubar as forças demoníacas da sua vida.
O actor parece gostar muito deste género - "Dracula", "Hannibal", "O Lobisomem" - ou será que já não lhe oferecem papéis fora do mundo do terror?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

James Cameron: "Kathryn Bigelow merece o Óscar".

Apesar de serem rivais na luta contra o Óscar de Melhor Realizador, James Cameron, realizador do grande sucesso do início de 2010 "Avatar", afirmou que deveria ser a sua ex-mulher, Kathryn Bigelow, realizadora de "Estado de Guerra" a ganhar esse importante prémio.

Este pedido surgiu numa entrevista feita para o talk-show "Charlie Rose Show", em que o próprio afirmou, ainda, que gostava de ganhar o Óscar de Melhor Filme, reservando o já aqui referido Óscar de Melhor Realizador para Kathryn Bigelow : "Este seria o melhor resultado possível. Porque eu sei o quanto a minha equipa trabalhou e o quão orgulhosos ficariam com esse reconhecimento. E repare, por mim, eu já tenho um Óscar. Aliás, já tenho alguns. E tenho imenso respeito por toda a instituição que atribui os prémios da Academia porque são o prémio máximo que se pode conquistar na minha profissão. Mas eu não preciso verdadeiramente de outro. Mas ver toda a equipa a ser homenageada, isso significaria imenso para eles. Acho que isso seria o resultado sonhado».
Veremos dia 7 de Março se o sonho de James Cameron se realiza.

David Goyer, Argumento de Super-Homem

Surgiu a notícia dentro do mundo do cinema, de que David Goyer, o argumentista de "Batman Begins", "The Dark Knight" e argumentista/realizador do filme de terror "The Unborn", será o encarregue de escrever o argumento do próximo filme do famoso Super-Homem, que não irá ser uma sequela do filme de Bryan Singer (Superman Returns, 2006).
Segundo se diz por aí, o argumento terá fortes elementos de mitologia em torno da Kryptonite.
Esta notícia surge, após o boato de que Christopher Nolan seria o realizador deste tão ansiado projecto.

Filme a ver: "Frozen"

Filme obrigatório


Doseia de uma maneira desconcertante diversos géneros cinematográficos.
Uma história de adolescentes feita para adultos.
Um conjunto de actores excelentes.
Um anti- comédias românticas.
De um brilhantismo chocante.
Perverso.

Convencido?
Recomendo este filme, "As Regras da Atracção".

Esta semana nos cinemas

 
A acção decorre em 1954, quando dois agentes do departamento de justiça dos EUA investigam o desaparecimento de uma paciente de um hospital para loucos homicidas numa ilha de Massachusetts. Só que no próprio local percebem que há na ilha um outro prisioneiro, mas desconhecido, e que eles estão a ser continuamente enganados por toda a gente, situação agravada por um furacão que os deixa presos no local.

Nos anos 60, Richard O'Barry era a maior autoridade mundial no treino de golfinhos, trabalhando no cenário da popular série de televisão "Flipper". Diariamente, O'Barry mantinha os golfinhos a trabalhar e os telespectadores a sorrir. Mas um dia, tudo acabou de forma trágica… Esta é a incrível e verdadeira história de como Richard O'Barry, o realizador Louie Psihoyos e uma equipa de activistas, cineastas e mergulhadores de elite embarcam numa missão secreta para penetrar numa enseada escondida no Japão, trazendo para a luz do dia uma terrível e negra realidade. E os mistérios que desvendam eram apenas a ponta do iceberg...
Nomeado para 1 Óscar- Melhor Documentário.

 
Dois oficiais do exército são confrontados com a tarefa pouco invejável de comunicar às famílias a morte dos soldados em combate. Os dois homens forjam um improvável elo que é ameaçado quando um deles se sente atraído por uma jovem viúva, desenvolvendo um dilema ético de forma tocante e surpreendente. O filme é uma profunda e comovente fábula sobre as formas complexas e inesperadas que encontramos de ganhar força, oferecendo uma visão única e inspiradora que mantém com destreza o equilíbrio entre as emoções fortes, o humor, a compaixão e a empatia..
Nomeado para 2 Óscares- Melhor Actor Secundário (Woody Harrelson) e Melhor Argumento Original.

O simpático vizinho do lado duma mãe solteira, a quem ele tenta conquistar, oferece-se para fazer de babysitter enquanto a mãe se ausenta. Mas o trabalho vai ser mais complicado depois dum dos miúdos fazer o download dum código secreto, que vai levar agentes secretos a persegui-los.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Rever: " Safe "

Em conversa com a minha professora de Filosofia, falámos desta obra que passou despercebida dentro do mundo do cinema, e que nunca tinha tido oportunidade de ver: "Safe"
Mal tive oportunidade de pôr as minhas mãos neste filme, decidi dar-lhe uma oportunidade, devido ao elogios que a minha professora lhe teceu, e não me arrependi.
O filme fala de uma mulher como qualquer outra, interpretada por Julianne Moore, que divide-se entre a vida social com as amigas e cuidar dos afazeres da casa, que envolve ordens à empregada, cuidar do enteado e participar de reformas em casa. No entanto, esta jovem mulher vê a sua vida a sofrer uma grande reviravolta, quando começa, inexplicavelmente, a sentir-se mal, sofrendo súbitas faltas de ar, paranóias e síndrome do pânico, sintomas de doenças tão comuns na actualidade. A partir daí inicia a sua busca pela cura (da doença não diagnosticada por médicos), em tratamentos alternativos, dietas, mudanças de hábitos, até chegar a mais completa neurose, a qual não consegue se dar conta, de tão envolvida pela própria paranóia criada.
Escrito e realizado por Todd Haynes, esta pérola do cinema, consegue passar a sensação de desconforto vivida pela pobre mulher.
Haynes tece uma crítica à sociedade em que vivemos, ao culto do medo e ao sensacionalismo feito pelos media.
O filme não teve a merecida divulgação no país, o que é pena, pois todos deveriam assistir o filme, por tratar de um tema tão em voga na actualidade, que acontece com tanta gente, em muitas etapas da vida. É uma pequena terapia, em duas horas, que ensina que ninguém pode fazer mais mal a nós que nós mesmos.
Eu fui cliché, mas o filme não é.

Filme obrigatório


Provavelmente um dos filmes mais belos que já vi.
Uma história de amor intemporal.
Irá fazê-lo chorar.
Elenco fabuloso.

"Reviver o Futuro", é tudo isto e muito mais.

Ewan McGregor, Saiu Do Armário?

Ewan McGregor disse, em entrevista à revista inglesa "Out", que gosta de beijar homens no cinema: «Gosto de beijar homens no cinema. Na qualidade de heterossexual até que é uma proposta interessante».
O actor fez um papel no filme gay« I Love You Phillip Morris», protagonizado por Jim Carrey, que conta a história de uma casal e reflecte sobre a descoberta da homossexualidade de um homem.

Sean Penn, Eterno Rebelde

O actor Sean Penn foi acusado de agressão ao um repórter fotográfico.
O incidente terá ocorrido em Outubro de 2009, em Los Angeles, quando Penn alegadamente pontapeou o paparazzo que o importunava.
A estrela de 49 anos será ouvida num tribunal de Los Angeles a 22 de Março. Se for considerado culpado, Sean Penn poderá enfrentar uma pena máxima de 17 meses de prisão.
Em 1987, o actor esteve preso durante 60 dias por ter atacado um fotógrafo durante a rodagem de um filme. Sean Penn esteve também envolvido num episódio de violência contra um fotógrafo no funeral do seu irmão Christopher, em 2006.

Animal Rescue

Dennis Lehane é um autor conhecido pelos seus romances adaptados ao cinema: "Mystic River" de Clint Eastwood, "Gone Baby Gone" de Ben Affleck e "Shutter Island", o próximo de Martin Scorsese. O próximo livro de Lehane a passar ao grande ecrã, "Animal Rescue", vai ser adaptado pelo próprio escritor. É um conto que se centra no confronto de dois clãs de bairro envolvendo uma morte devido a um ataque de um pitbull.

Urso de Prata de Roman Polansky

O mais recente filme - The Ghost Writer - de Roman Polanski, que se encontra de momento preso, teve a estreia no Festival de Berlim, no qual ganhou o famoso Urso de Prata de Melhor Realizador.
O filme que conta a história de um escritor (Ewan McGregor) que é contratado para escrever as memórias do antigo Primeiro Ministro britânico Adam Lang (Pierce Brosnan), mas que quanto mais aprofunda o passado do biografado, mais vai descobrindo segredos que os podem destruir a ambos.
A atribuição deste grande prémio tem trazido muita polémica dentro do mundo cinematográfico, devido à situação actual em que o realizador se encontra.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

For Your Consideration

Apesar de já terem sido anunciados os nomeados ao Óscar, deixo aqui uma homenagem a todos os filmes, que não conseguiram uma nomeação ao tão cobiçado "Homem Amarelo".











Óscar, "Discurso rápido por favor !"


Os organizadores dos Óscares de 2010 têm uma novidade, para evitar que os vencedores de cada prémio, passem longos minutos a agradecer após receberem a estatueta. Este ano, os candidatos ao mais importante prémio da indústria cinematográfica americana, devem preparar dois discursos: um, com cerca de 45 segundos, para fazer ainda no palco, no momento da entrega da tão cobiçada estatueta banhada a ouro; e outro com a duração que desejarem para falar em frente a uma câmara, que estará nos bastidores do evento.

A ideia partiu dos produtores do Óscar, Bill Mechanic e Adam Shankman. “Apenas tentem comunicar à plateia o que o prémio significa para todos vocês“, disse Shankman. A novidade foi apresentada aos candidatos ao prémio na última segunda-feira, durante o tradicional almoço que reúne os nomeados às principais categorias do Óscar. De acordo com os produtores do evento, os vídeos gravados nos bastidores serão colocados na internet.

A cerimónia da 82ª edição do Óscar será realizada no próximo dia 7 de Março no Kodak Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Esta semana nos cinemas


A grande estreia desta semana, este filme narra a intrigante história de um professor britânico que tenta levar a sua vida de forma natural após a repentina morte do seu companheiro de longa data.
Nomeado para 1 Óscar (Melhor Actor- Colin Firth).


Jenny tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino, em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio dos seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Os seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar para Oxford, mas Jenny vê-se atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece Danny, um homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo abrir-se diante de si. Ele leva-a a concertos de música clássica, a leilões de arte, etc., deixando-a diante de um dilema entre a educação formal e a aprendizagem da vida.
Nomeado para 3 Óscares (Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado & Melhor Actriz- Carey Mulligan)

Larry Gopnik é um bom homem: um marido adorável, um pai empenhado e um professor dedicado que, face às tentações diárias, deseja fazer tudo o que está certo e justo. Mas um dia, tudo começa a sair-lhe dos eixos… A sua mulher deixa-o por razões que só ela pode explicar, e o seu presunçoso e novo amante convence Larry a deixar a casa e mudar-se para um motel barato – tudo para benefício das crianças, sem dúvida. A carreira de Larry está igualmente virada do avesso devido a umas cartas anónimas que o difamaram falsamente. E quando o companheiro da sua mulher morre num acidente de automóvel, ela insiste que deverá ser ele a pagar a conta do funeral! Mas os azares não ficam por aqui. Realmente, o que mais poderá acontecer a Larry?
Nomeado para 2 Óscares da Academia (Melhor Filme & Melhor Argumento Original)este é o mais recente filme dos irmãos Coen.


A infância de Lawrence Talbot terminou na noite da morte da sua mãe. Após deixar o adormecido vilarejo Vitoriano de Blackmoor, passou décadas a tentar recuperar e esquecer o sucedido. Mas quando a noiva do seu irmão, Gwen Conliffe, o procura para a ajudar a encontrar o seu amor desaparecido, Talbot regressa a casa para ajudar nas buscas. Descobre, então, que algo de força bruta e sedento de sangue tem vindo a matar os aldeãos e que um desconfiado inspector da Scotland Yard chamado Aberline foi chamado para investigar o caso. Quando as peças começam a formar o terrível puzzle, Talbot ouve falar de uma maldição antiga que transforma os desesperados em lobisomens aquando da Lua Cheia. Agora, de modo a parar a chacina e proteger a mulher que ele aprendeu a amar, Talbot tem de matar a maligna criatura que se esconde nos bosques que circundam Blackmoor. Mas enquanto procura o terrível monstro, um simples homem com um passado atormentado irá revelar um lado primitivo, que nem imaginava existir.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Dupla Implacável, De Volta?


Ao que parece, o realizador Martin Scorsese (Taxi Driver, The Departed) pretende voltar a fazer um filme com o actor Robert DeNiro, segundo o próprio disse no Festival de Berlim.
O tema do filme ainda é desconhecido, no entanto, tudo leva a crer que irá contar a história de um chefe da máfia reformado, personagem de Robert DeNiro.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Festival de Berlim


A 60ª edição do Festival de Berlim, que começou na quinta-feira (11) passada, retoma o tom político, assim como Sundance, que este ano também tentou voltar às raízes.
O mestre alemão Werner Herzog, que compõe o júri, chega com a missão de analisar filmes que, invariavelmente, devem ser grandes destaques ao longo do ano, um feito que só Berlim, com toda a sua força no cinema independente, e o Festival de Cannes, que será realizado em maio, são capazes de alcançar.
Entre os filmes seleccionados, destaca-se The Ghost Writter, último filme de Roman Polanski, que este ano não marcará presença - ele foi detido pela justiça americana, por acusações datadas de 1970, quando admitiu que manteve relações sexuais com uma jovem de 13 anos.
Mas as atenções devem ficar voltadas para Martin Scorsese, que este ano recebeu uma homenagem nos Globos de Ouro e que apresenta, pela primeira vez, "Shutter Island" , outra parceria com Leonardo DiCaprio.
Na competição, 18 países concorrem aos cobiçados Ursos. Nos outros dez dias, as mostras Panorama, Fórum, Geração, Perspectiva e Curtas-metragens exibirão mais de 400 filmes vindos de todo o mundo, alguns deles em formatos experimentais.
Tuan Yuan, do realizador chinês Wang Quan´an, vencedor do Urso de Ouro em 2007, abrirá a sessão oficial. No encerramento, outro filme de um realizador asiático, Otoute, do japonês Yoji Yamada.

Uma história de amor destrona os Na´vi ?


Na liderança há sete semanas, «Avatar» foi finalmente destronado nas bilheteiras norte-americanas. «Dear John», um drama romântico com Channing Tatum e Amanda Seyfried, liderou este fim-de-semana nos EUA, deixando para trás a super-produção de James Cameron.
O filme do suíço Lasse Hallström atingiu 32,4 milhões de dólares de receita (cerca de 23,6 milhões de euros), enquanto «Avatar» não foi além dos 23,6 milhões de dólares (cerca de 17,2 milhões de euros).
Esta passagem para segundo plano acontece depois de «Avatar» se sagrar o campeão de bilheteiras de todos os tempos. O filme de James Cameron atingiu receitas no valor de 630 milhões de dólares (cerca de 460,5 milhões de euros) só nos EUA. No mundo, os lucros de bilheteira atingiram já a soma astronómica de 2,2 mil milhões de dólares (cerca de 1,6 mil milhões de euros).

Sandra Bullock, Óscares


Sandra Bullock, pela primeira vez nomeada na categoria de Melhor Actriz Principal com o filme «The Blind Side», está convicta de que não vai ganhar o Óscar. Apesar de já ter sido premiada nos Globos de Ouro e nos Screen Actors Guild Awards, a actriz diz que tem um pressentimento de que não vai ganhar.
«Eu não vou ganhar o Óscar. Em cada dez apostas, acerto nove. Já sei quem vai ganhar, mas não vou contar», disse Bullock, citada pela revista «Rolling Stone».
Apesar de não estar muito confiante, a actriz de 45 anos mostrou-se satisfeita com a nomeação.
«De todas as mulheres que disputam a nossa categoria não importa quem vai vencer. Alguém vai ganhar, e as restantes vão ficar felizes por ela. Ficamos felizes só por lá estarmos», disse Bullock, a propósito da cerimónia, que terá lugar a 7 de Março.

Filme a ver: " A Single Man "

Esta semana nos cinemas


Baseado na história de Clareece "Precious" Jones, uma adolescente obesa, iletrada mãe solteira e grávida, que vive em Harlem, é vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da sua mãe, mas está disposta a ultrapassar todos os obstáculos, porque a vida é preciosa. Uma história de luta, coragem e determinação.


Num mundo moderno, onde os doze deuses do Monte Olimpo (empoleirados 600 andares acima do planeta, no edifício marco de Nova Iorque - o Empire State Building) estão vivos e prestes a criar uma nova raça de jovens heróis mitológicos que são semi-deuses - metade mortal, metade deus. Percy, o filho adolescente de Poseidon, é suspeito por Zeus de roubar o seu relâmpago, a arma mais poderosa do universo. De forma a provar a sua inocência e evitar uma guerra devastadora entre os deuses, ele embarca numa odisseia transcontinental com o objectivo de encontrar o verdadeiro ladrão.


A emocionante história de um carteiro fanático por futebol que a meio das crises impostas pela sua vida, recebe conselhos do seu amigo imaginário, o super famoso jogador de futebol Eric Cantona.


Em "Dia dos Namorados" prepare-se para observar um elenco repleto de estrelas e as suas histórias amorosas passadas em Los Angeles, no dia de São Valentim.


Um cientista com a melhor das intenções tenta acabar com a fome no mundo. Tudo parece perfeito quando começa a chover sopa, nevar puré de batatas e vem uma tempestade de almôndegas. Mas ele não imaginava que isso iria causar um problema de proporções globais.


Nos anos 50, uma mulher desiludida com a sua vida decide embarcar numa viagem sem destino, juntamente com os seus filhos, até encontrar um homem abastado que possa cuidar deles como sua própria família.