segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os filmes mais polémicos/chocantes de sempre


"Salo" é baseado num livro, escrito pelo Marquês de Sade. O filme é bastante fiel ao livro, e é passado na província italiana de Saló, no norte de Itália, quando esta ainda era controlada pelos nazis. O filme fala de quatro altos dignatários que decidem reunir dezasseis exemplares perfeitos de jovens e levam-nos para um palácio perto de Marzabotto juntamente com guardas e criados. Além deles, existem quatro mulheres de meia-idade: três delas contam histórias provocantes enquanto a quarta as acompanha ao piano.
A história passa-se enquanto relatam as histórias de Dante e de De Sade: o Círculo das Manias, o Círculo da Merda e o Círculo do Sangue. Depois disso, os jovens são executados enquanto cada libertino toma o seu lugar como voyer.
Provavelmente, o filme mais chocante de sempre.


"Irreversível" é um filme Francês, que se desenrola de forma não-cronológica. Mais especificamente, o filme começa no final da história, e depois vai voltando para trás, para o inicio de tudo.
A cena que causou mais controvérsia foi, entre muitas, a cena de violação de Monica Belluci que é extremamente gráfica, e que dura, aproximadamente, 9 minutos.


"Cannibal Holocaust" foi, e ainda hoje se encontra, banido em diversos países. Após a estreia deste filme, o seu realizador foi preso em Itália, pois, toda a gente pensava que este tinha, realmente, morto os seus actores.
Apesar de nenhum dos seus actores ter sido morto, em nome da arte, diversos animais foram. Os actores eram atirados com sangue de macaco, para dar um maior realismo, e numa cena do filme, vê-se uma tartaruga a ser morta.
Este filme é também um dos melhores representantes dos filmes de terror italianos, da década de 70 e 80, pois estes, muito antes que os japoneses, já criavam alguns dos filmes mais explícitos de sempre da história do cinema.


"Henry: Retrato de um Serial Killer" é uma obra independente, realizada em 1986, e fala, como o próprio título diz, da vida de um serial killer.
Neste filme, não existe apenas uma cena específica, que tenha causado um grande choque. Foi o filme, no seu todo, que fez (e faz) com que esta obra seja um valente murro no estômago, de quem o vê.


Este filme, realizado por Wes Craven na década de 70, foi tão polémico, que manteve-se banido durante vários anos em diversos países. Nos materias de promoção deste filme de baixo-orçamento, encontrava-se o seguinte aviso: " Para não se sentir mal durante o visionamento deste filme, repita para sim mesmo: É apenas um filme... É apenas um filme ".
Sinopse: "Duas adolescentes são raptadas e torturadas por um grupo de psicopatas. Mais tarde o grupo liderado por um fugitivo à polícia (Krug), refugia-se numa casa ali perto, mas o que eles não sabem é que essa mesma casa é dos pais de uma das adolescentes que torturaram, e quando os pais descobrem o que este grupo fez à filha, resolvem fazer justiça pelas próprias mãos".


Apesar de hoje em dia, não ter o mesmo impacto, "O exorcista" foi na época em que saiu um grande choque. Existiam diversas pessoas que após saírem da sala de cinema desmaiavam, e outras, gritavam que estavam possuídas pelo diabo.
Impossível esquecer, a cena em que Regan se masturba com um crucifixo.

Um comentário: